Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Trump perde recurso que tentava impedir Pence de testemunhar sobre conversas entre os dois

    A investigação examina as ações do ex-presidente e de seus aliados após as eleições de 2020 nos Estados Unidos

    Katelyn Polantzda CNN

    O ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump perdeu um recurso emergencial de impedir que o ex-vice-presidente Mike Pence testemunhasse sobre as conversas entre os dois, no mais recente impulso da investigação criminal federal que examina as ações de Trump e de outros após a eleição de 2020.

    O ex-presidente tentou várias vezes e não conseguiu abafar algumas respostas de testemunhas próximas a ele na investigação do procurador especial. Esta última ordem do Tribunal de Apelações do Circuito de DC provavelmente dará início ao testemunho do grande júri de Pence rapidamente – um desenvolvimento sem precedentes na história presidencial moderna.

    A decisão, dos juízes Patricia Millett, Robert Wilkins e Greg Katsas no circuito de DC, veio na noite de quarta-feira que a CNN identificou anteriormente como o desafio de privilégio executivo de Trump a Pence. Nenhuma dissidência foi anotada na pauta pública.

    Trump tentou impedir Pence de testemunhar sobre suas comunicações diretas, mesmo depois que o ex-vice-presidente escreveu sobre algumas dessas trocas e um juiz de primeira instância decidiu contra ele.

    Trump pediu ao Circuito de DC uma intervenção de emergência semanas atrás. O tribunal se recusou a suspender a intimação de Pence e anular a decisão do tribunal inferior, negando categoricamente os pedidos de Trump.

    Ele poderia tentar apelar novamente e até pressionar a questão na Suprema Corte. No entanto, ele desistiu de empurrar vários desafios anteriores de privilégio executivo para a investigação do advogado especial Jack Smith após decisões semelhantes deste tribunal de apelações.

    Pence já disse que não estava apelando de parte da decisão de um tribunal inferior e que cumpriria a intimação. O juiz James Boasberg, do Tribunal Distrital de DC, reconheceu que Pence poderia ter algumas proteções do Congresso durante o período em que atuou como presidente do Senado em 6 de janeiro de 2021. Mas essa decisão não parece impedi-lo de responder a perguntas perante o grande júri sobre suas muitas conversas com Trump desde o dia da eleição, quando Trump e seus aliados estavam pressionando Pence para bloquear a certificação do voto pelo Congresso.

    As conversas de Trump com Pence nos dias após o motim do Capitólio dos EUA foram de grande interesse para os investigadores que investigam o ataque, e o ex-vice-presidente escreveu em seu livro que Trump disse a ele que seria um “covarde” em uma ligação na manhã da insurreição.

    Tópicos