Trump assina decreto para reduzir número de funcionários do governo
Ordem traz instruções para limitar contratações e eliminar parte da força de trabalho federal promovida pelo Departamento de Eficiência do Governo (Doge)


O presidente Donald Trump assinou uma ordem executiva na terça-feira (11), orientando as agências a trabalharem com o Departamento de Eficiência do Governo (Doge), pasta comandada por Elon Musk, para reduzir o número de funcionários e limitar as contratações, com o objetivo de diminuir o tamanho do governo federal.
A ordem traz instruções para os líderes das agências cooperarem com a eliminação de parte da força de trabalho federal promovida pelo Doge.
“Os chefes das agências coordenarão e consultarão o Doge para reduzir o tamanho da força de trabalho federal e limitar as contratações a posições essenciais. O Escritório de Gestão de Pessoal iniciará uma regulamentação para garantir que os funcionários federais sejam mantidos aos mais altos padrões de conduta”, afirmou um comunicado da Casa Branca sobre a ordem.
A ordem visa implementar a “otimização da força de trabalho” do Doge de Musk e permitirá que as agências recontratem apenas um trabalhador para cada quatro que saírem da força de trabalho.
“Após a expiração da paralisação das contratações do Dia 1 e a implementação do plano de contratações, as agências poderão contratar no máximo um funcionário para cada quatro que saírem do serviço federal (com exceções apropriadas para imigração, aplicação da lei e segurança pública)”, diz o comunicado. “As agências implementarão planos para reduções em larga escala de força de trabalho e determinarão quais componentes das agências (ou as próprias agências) podem ser eliminados ou combinados, pois suas funções não são exigidas por lei.”