Trump diz que Rússia deveria retornar ao G7: “Foi um erro expulsá-los”
Moscou foi suspensa do grupo, que na época era conhecido como G8, em 2014, após anexação da Crimeia


O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta quinta-feira (13) que gostaria que a Rússia retornasse ao Grupo dos Sete (G7), afirmando que foi um erro Moscou ter sido expulsa.
“Eu adoraria tê-los de volta. Acho que foi um erro expulsá-los. Olha, não é uma questão de gostar ou não da Rússia. Foi o G8”, disse Trump na Casa Branca quando anunciou novas tarifas recíprocas dos EUA.
“Eu disse: ‘O que vocês estão fazendo? Tudo o que vocês estão falando é sobre a Rússia e eles deveriam estar sentados à mesa.’ Acho que Putin adoraria estar de volta.”, o presidente americano acrescentou.
Não houve reação imediata aos comentários de Trump do Canadá, que é presidente do G7 este ano.
O que é o G7?
O G7 é a abreviação de Grupo dos Sete, uma organização informal de líderes de algumas das maiores economias do mundo: Canadá, França, Alemanha, Itália, Japão, Reino Unido e Estados Unidos.
A Rússia foi suspensa indefinidamente do grupo, que na época era conhecido como G8, em 2014 depois que a maioria dos países integrantes se aliou contra a anexação da Crimeia. Foi a primeira violação das fronteiras de um país europeu desde a Segunda Guerra Mundial.