Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Trump chamar Pence de covarde foi “combustível sendo derramado no fogo”, diz ex-assessor

    Fala do ex-presidente dos Estados Unidos foi feita por meio do Twitter, durante a invasão do Capitólio, em 6 de janeiro de 2021

    Da CNN

    Matt Pottinger, ex-assessor de Segurança Nacional, disse, nesta quinta-feira (21), que o tweet do ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump chamando o então vice-presidente Mike Pence de “covarde” era essencialmente “combustível sendo derramado no fogo” no dia da invasão do Capitólio, em 6 de janeiro de 2021.

    “Pouco antes de voltar para a Casa Branca, eu tinha vindo de fora do local. Comecei a ver, pela primeira vez, aquelas imagens na TV sobre o caos que se desenrolava no Capitólio. Um de meus assessores me entregou um folha de papel que continha o tweet que você acabou de ler. E eu li e fiquei bastante perturbado com isso”, declarou Pottinger.

    “Fiquei perturbado e preocupado ao ver que o presidente estava atacando o vice-presidente Pence por cumprir seu dever constitucional. Então, o tweet me pareceu o oposto do que realmente precisávamos naquele momento, que era uma desescalada. E é por isso que eu – eu disse anteriormente que parecia combustível sendo derramado no fogo”, continuou.

    Pottinger revelou que o tweet o levou a renunciar ao cargo naquele dia, afirmando que “foi o momento em que decidi que iria renunciar, que seria meu último dia na Casa Branca. Eu simplesmente não queria para ser associado com os eventos que estavam se desenrolando no Capitólio.”

    O Comitê da Câmara que investiga o ataque ao Capitólio está acontecendo nesta noite. Estão sendo ouvidos dois ex-assessores que se demitiram depois da ocasião e estão testemunhando sobre o que viram.

    Foram apresentadas novas evidências mostrando que Trump não apenas falhou em agir, mas optou por não fazer nada enquanto assistia ao tumulto se desenrolar pela televisão. Não foi realizada uma única ligação para nenhuma autoridade policial ou de segurança nacional.

    Tópicos