Trump assinará decreto para criar defesa aérea inspirada no Domo de Ferro
Documento obtido pela CNN não detalha quanto essa operação custaria nem descreve um cronograma para seu desenvolvimento


O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, deve assinar uma ordem executiva nesta segunda-feira (27) que iniciaria o processo de criação de uma defesa antimísseis de “próxima geração” para o país, de acordo com informações obtidas pela CNN.
A ação pede um “Domo de Ferro” para os EUA, pegando emprestado o nome do sistema de defesa antimísseis de curto alcance de Israel, que tem sido usado há anos para interceptar lançamentos da Faixa de Gaza.
Os EUA forneceram bilhões de dólares em financiamento para o Domo de Ferro, e o Exército americano tem seu próprio sistema de defesa.
“O Decreto Executivo orienta a implementação de um escudo de defesa antimísseis de próxima geração para os Estados Unidos contra mísseis balísticos, hipersônicos, de cruzeiro avançados e outros ataques aéreos de próxima geração”, pontua o documento ao qual a CNN teve acesso.
Segundo esse arquivo, os possíveis ataques que o sistema defenderia seriam uma “ameaça catastrófica”.
Essa medida exige uma série avançada de sistemas para abater lançamentos contra os Estados Unidos. Entretanto, não detalha quanto essa operação custaria nem descreve um cronograma para seu desenvolvimento.
Trump prometeu na campanha eleitoral instruir os militares a criar “uma cúpula impenetrável para proteger nosso povo”, no modelo de Israel.
Apesar dos sistemas avançados de defesa aérea de Israel e da área relativamente pequena para defender, dezenas de mísseis e drones avançam no espaço aéreo do país, destacando a dificuldade da promessa do republicano.
Detectar, interceptar: entenda como funciona o Domo de Ferro de Israel