Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Tropas ucranianas consolidam vitórias no sudeste, dizem militares

    Regiões sul e leste da Ucrânia estão no centro da contraofensiva, com ações intensas ao redor das cidades de Melitopol e Berdiansk 

    Soldado ucraniano em ação de artilharia nas proximidades de Bakhmut
    Soldado ucraniano em ação de artilharia nas proximidades de Bakhmut Diego Herrera Carcedo/Anadolu Agency via Getty Images

    Radina GigovaSvitlana Vlasovada CNN

    Os combates estão intensos nas frentes sul e leste da guerra na Ucrânia nesta semana, com Kiev reivindicando ganhos modestos em áreas onde recentemente intensificou sua contraofensiva.

    No sul da Ucrânia: as tropas de Kiev continuam no ataque nas áreas ao redor das cidades de Melitopol e Berdiansk, no sul do país, disseram líderes militares em um comunicado neste sábado (29).

    A Rússia está respondendo com mísseis, foguetes e ataques aéreos contra as tropas ucranianas e áreas povoadas do sul da Ucrânia, de acordo com o Estado-Maior das Forças Armadas ucranianas.

    “Infelizmente, houve vítimas civis e prédios residenciais foram destruídos”, afirmou em uma atualização.

    Um lutador ucraniano com uma brigada de infantaria mecanizada disse à CNN no sábado que obteve ganhos bem-sucedidos nos arredores de Robotyno, ao norte de Melitopol, na região de Zaporizhzhia. A brigada também viu progressos nos arredores da aldeia vizinha de Verbove.

    “O Robotyno agora é basicamente apenas casas que foram completamente destruídas e está sob nosso controle total de fogo. O inimigo retirou todo o seu quartel-general de lá e tudo o que pode fazer agora é lançar pequenos grupos de infantaria. Não está mais sob controle russo”, disse ele.

    Os militares da Ucrânia também relataram ataques aéreos russos perto de Orikhiv, na região de Zaporizhzhia, e em Antonivka, na região de Kherson. Nessas áreas, disse o Estado-Maior, “o inimigo está concentrando seus principais esforços em impedir o avanço de nossas tropas”.

    As forças russas em ambas as regiões também se concentraram em manter o corredor terrestre para a Crimeia, de acordo com o Centro de Mídia Militar da Ucrânia.

    Na área de Bakhmut, ao leste, os militares ucranianos empurraram as forças russas quase até a vila de Klishchiivka, disse o militar ucraniano Yevhen Kozhyrnov em rede nacional de televisão no sábado.

    Kozhyrnov disse que as forças armadas ucranianas estão se movendo em dois flancos – norte e sul de Bakhmut. Nos últimos três dias, uma brigada de infantaria mecanizada avançou pouco menos de meia milha nos arredores da cidade, repelindo o inimigo e alcançando uma altura vantajosa para controlar o acesso a Bakhmut, Klishchiivka e as estradas de acesso à vila, disse ele.

    “Praticamente toda Klishchiivka está sob fogo, e isso dita uma certa natureza das ações do inimigo”, disse Kozhyrnov. “Nossa infantaria está avançando heroicamente, muito lindamente e com muita persistência, metro a metro, lutando por desembarques, por meio desembarques, para cada arbusto, há progresso.”

    Kozhyrnov reconheceu que “o avanço não é rápido”, acrescentando que as forças russas “ainda estão lutando”.

    A CNN não pode verificar de forma independente as reivindicações sobre os desenvolvimentos do campo de batalha de qualquer um dos lados do conflito.

    Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

    versão original