Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Tropas russas deixaram região de Sumy, no norte da Ucrânia, diz governo local

    Autoridades ucranianas apontam que exército russo mudou estratégia e se movimenta em direção ao domínio do leste do país

    Da CNN

    O governador da região de Sumy, no norte da Ucrânia, disse nesta segunda-feira (4) que as tropas russas não ocupam mais nenhuma cidade ou vilarejo na região e se retiraram, enquanto tropas ucranianas estão trabalhando para expulsar as unidades restantes.

    Falando na televisão nacional, o governador Dmytro Zhyvytskyi disse que as tropas russas abandonaram muitos equipamentos na região, que fica na fronteira da Ucrânia com Belarus.

    Desde a última rodada de negociação entre russos e ucranianos na terça-feira (29) o exército russo tem deixado regiões que dominava como parte da evolução dessas conversas. Após esse último encontro, realizado na Turquia, o Ministério de Defesa russo prometeu “reduzir drasticamente” as atividades militares nas regiões de Kiev e Chernihiv, no norte do país.

    Enquanto arrefece a presença e ataques na região norte, o exército russo se movimenta em direção ao domínio do leste ucraniano. Nesta segunda (4), o chefe da administração militar regional de Luhansk, Serhiy Haidai, disse que os russos reúnem um “acúmulo significativo de tropas e equipamentos militares” na região, em aparente preparação para uma ofensiva.

    Em entrevista à CNN, o secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, disse duvidar do recuo russo e que na verdade as tropas estariam se reabastecendo e reagrupando. “Os ataques vão continuar e também temos preocupações de ataques maiores nas regiões leste e sul”, disse, apontando uma mudança de estratégia. Visão compartilhada por autoridades dos Estados Unidos, que veem uma “grande mudança de estratégia” dado o fracasso da Rússia para dominar a região norte do país.

    Fontes ligadas ao Departamento de Inteligência americano e a militares europeus defendem que Vladimir Putin está mudando o foco da invasão para o leste ucraniano a fim de “comemorar alguma vitória”, com foco na região de Donbass onde a Rússia apoia separatistas nos últimos anos.

    Imagens reveladas neste domingo (3) mostram cidades em cenários pós-apocalípticos depois das tropas russas deixarem os locais. Na cidade de Bucha, a noroeste de Kiev, foram encontrados pelas ruas ao menos 20 corpos de civis. A Rússia nega o massacre e acusa a Ucrânia de “provocação” e tentar “desacreditar” o exército russo.

    *com informações de Max Hunder, da Reuters

    Tópicos