Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Tropas russas deixam Lyman para evitar cerco, diz Ministério da Defesa russo

    Captura da cidade, que a Rússia usaria como centro logístico e de transporte para suas operações no norte da região de Donetsk, seria um grande revés para o plano do Kremlin de tomar toda a região industrial de Donbass

    Darya Tarasovada CNN*

    Tropas russas se retiraram da cidade de Lyman, no leste da Ucrânia, para evitar serem cercadas pelo exército ucraniano, disse o Ministério da Defesa russo neste sábado (1°).

    “Em conexão com a criação de uma ameaça de cerco, as tropas aliadas foram retiradas do assentamento de Krasny Liman para linhas mais vantajosas”, disse o Ministério da Defesa na plataforma de mídia social Telegram.

    O nome russo para a cidade de Lyman é Krasny Liman.

    A mídia estatal russa informou que o motivo da retirada foi devido à artilharia e inteligência fabricadas no Ocidente.

    O repórter da Rússia 24, Yevgeny Poddubny, reconheceu a retirada e alegou que a razão para isso era que “o inimigo usou tanto artilharia fabricada no Ocidente quanto inteligência dos países da aliança do Atlântico Norte”.

    Armas nucleares

    Ramzan Kadyrov, chefe da região russa da Chechênia, disse neste sábado que Moscou deveria considerar o uso de uma arma nuclear de baixo rendimento na Ucrânia em meio a novas reviravoltas no campo de batalha.

    Em uma mensagem no Telegram criticando os comandantes russos por abandonarem a cidade de Lyman, no leste da Ucrânia, no sábado, Kadyrov escreveu: “Na minha opinião pessoal, medidas mais drásticas devem ser tomadas, até a declaração da lei marcial nas áreas de fronteira e o uso de armas nucleares de baixo rendimento”.

    Ucrânia monta cerco para tropas russas

    Mais cedo neste sábado, a Ucrânia cercou milhares de soldados russos na cidade de Lyman. Este é considerado um local crítico para Moscou, em uma operação que ainda está em andamento, informou um porta-voz militar ucraniano.

    A captura da cidade, que a Rússia usou como centro logístico e de transporte para suas operações no norte da região de Donetsk, seria um grande revés para o plano do Kremlin de tomar toda a região industrial de Donbass.

    “O agrupamento russo na área de Lyman está cercado”, disse Serhii Cherevatyi, porta-voz das forças do leste da Ucrânia.

    *Com informações da Reuters

    Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

    versão original