Tropas norte-coreanas na Rússia podem chegar a 100 mil soldados, afirma Zelensky
Presidente ucraniano diz que Rússia teria enviado 11 mil soldados para a fronteira com a Ucrânia
O número de tropas norte-coreanas dentro do território russo pode chegar a 100 mil soldados, disse o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky, nesta terça-feira (19).
Segundo Kiev e seus aliados do ocidente, a Coreia do Norte forneceu à Rússia armamentos e tropas para reforçar a invasão em grande escala da Ucrânia.
Na segunda-feira (18), o presidente russo Vladimir Putin teria enviado 11 mil soldados norte-coreanos para Kursk, região sul da Rússia, que faz fronteira com a Ucrânia, segundo o governo dos Estados Unidos.
Com esse adicional o número deve atingir o total de 100 mil homens, afirmou Zelensky em discurso virtual ao Parlamento Europeu.
Na semana passada, a agência de espionagem da Coreia do Sul alegou que tropas da Coreia do Norte já haviam participado de operações de combate, contra as forças ucranianas.
A partir dessa informação Seul tem monitorado testes de mísseis e ações das tropas nortes-coreanas na Ucrânia.
Em junho, o presidente russo, Vladimir Putin assinou um tratado de parceria estratégica com a Coreia do Norte, que inclui uma cláusula de defesa mútua, o que aumentou o receio do ocidente de uma possível escalada do conflito.