Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Tribunal britânico condena duas pessoas por morte de 39 vietnamitas em caminhão

    39 imigrantes do Vietnã morreram na traseira de um caminhão refrigerado, em 2019, quando tentavam entrar ilegalmente no Reino Unido

    Por Kate Holton, , da Reuters

    Dois traficantes de pessoas foram considerados culpados na segunda-feira pelo homicídio culposo de 39 vietnamitas, em outubro de 2019, que morreram sufocadas na traseira de um caminhão refrigerado em outubro do ano passado enquanto tentavam entrar ilegalmente no Reino Unido.

    A descoberta de tantos mortos – alguns com apenas 15 anos – chocou o Reino Unido e o Vietnã, e jogou holofotes no comércio ilícito global de pessoas.

    Cada um dos passageiros clandestinos pagava entre 11.000 e 14.000 euros (cerca de R$ 69.000 e R$ 88.000).

    Leia também:
    Veja quais países suspenderam voos do Reino Unido por mutação do coronavírus

    Vulcão Kilauea entra em erupção no Havaí

    À medida que os níveis de oxigênio caíam na parte traseira do caminhão, alguns tentaram desesperadamente escapar, mas em vão. Outros usaram telefones celulares para se despedir de parentes do outro lado do mundo.

    “Esse é um caso inimaginavelmente trágico: 39 pessoas vulneráveis ??desesperadas por uma nova vida foram levadas a confiar em uma rede de contrabandistas inescrupulosos”, disse Russel Tyner, promotor da Divisão de Crime Organizado.

    “Eles morreram por falta de oxigênio, tentando desesperadamente escapar do contêiner. Alguns foram capazes de expressar suas últimas palavras para suas famílias em seus telefones celulares quando sabiam que sua situação era desesperadora.”

    Eamonn Harrison, um caminhoneiro de 24 anos da Irlanda do Norte, e Gheorghe Nica, 43, de Essex, foram considerados culpados por 39 acusações de homicídio e uma acusação de conspiração para ajudar a imigração ilegal, após um julgamento de 10 semanas na Inglaterra Tribunal Criminal Central de Londres. Eles serão sentenciados em uma data posterior.

    Dois integrantes da equipe de contrabando haviam supervisionado duas viagens semelhantes no início daquele mês.

    “Os homens que foram considerados culpados hoje ganharam dinheiro com a miséria”, disse Ben Julian Harrington, chefe da polícia de Essex.

    Tópicos