Trem descarrila em Taiwan e mata ao menos 48 passageiros
Vagões saíram do trilho dentro de um túnel no leste da ilha e colidiram contra as paredes
Um trem com quase 500 passageiros descarrilou dentro de um túnel no leste de Taiwan nesta sexta-feira (2) após, aparentemente, bater em um caminhão. Ao menos 48 morreram, incluindo o motorista, de acordo com o Ministério dos Transportes. Esse é o pior acidente viário na ilha em ao menos quatro décadas.
O veículo, que partiu da capital Taipei rumo a Taitung, saiu dos trilhos em um túnel um pouco ao norte da cidade de Hualien, e os vagões finais colidiram contra as paredes. Ao menos 66 pessoas foram feridas, algumas gravemente.
Entre 80 e cem pessoas foram evacuadas dos quatro primeiros vagões do trem, enquanto os vagões de cinco a oito foram “deformados” e estão com acesso dificultado, de acordo com uma nota do corpo de bombeiros.

A agência Central News disse que um caminhão que “não estava estacionado de maneira adequada” pode ter feito com que o trem desviasse. O departamento de bombeiros publicou uma imagem do que parecem ser destroços do veículo ao lado do trem descarrilhado.
O acidente ocorreu no começo do fim de semana estendido do tradicional feriado de Limpeza dos Túmulos, um dia de reverência aos mortos. A costa leste montanhosa de Taiwan é um destino turístico popular.
