Trem com 243 passageiros descarrila nos EUA e deixa ao menos três mortos
Acidente ocorreu em Mendon, que fica a cerca de 160 quilômetros a nordeste de Kansas City, no Missouri


Pelo menos três pessoas morreram depois que um trem da Amtrak, com 243 passageiros, descarrilou, segundo informações da Patrulha Rodoviária do Missouri, nos Estados Unidos. O acidente aconteceu em Mendon, que fica a cerca de 160 quilômetros a nordeste de Kansas City. A viagem do coletivo era de Los Angeles para Chicago.
As autoridades dizem que o trem atingiu um caminhão em uma “travessia descontrolada”, ou seja, quando não há luzes ou dispositivos eletrônicos para avisar os carros da aproximação de trens e são comuns em estradas rurais.
Justin Dunn, da patrulha, declarou que duas das pessoas que morreram estavam dentro do trem e uma estava no caminhão.
Ainda expôs que um total de sete vagões descarrilaram. Dezenas de outros feridos foram levados para hospitais da região. Dunn acrescentou que aqueles que não ficaram feridos também foram transportados para longe do acidente.
“O trem tinha aproximadamente oito vagões, incluindo um vagão de bagagem. Sete carros descarrilaram. Há vários feridos e podemos confirmar que há três mortes, duas no trem e uma no caminhão”, afirmou Dunn.
As autoridades dizem que a investigação está nos estágios preliminares e mais informações serão divulgadas posteriormente. A Patrulha Rodoviária Estadual do Missouri explicou que ainda está trabalhando com a Amtrak e outras agências da área que responderam para ajudar.
“Há aproximadamente 243 passageiros a bordo com relatos iniciais de ferimentos”, disseram funcionários da empresa em comunicado. “As autoridades locais estão atualmente ajudando os clientes e implantamos recursos da Amtrak para ajudar.”
Tudo estava em câmera lenta, diz passageiro
Robert Nightingale, passageiro de uma poltrona leito, expressou que estava tirando dormindo quando ouviu algo.
“Tudo aconteceu como em câmera lenta. Começou a balançar e balançar, e então piscou, e de repente toda essa poeira entrou pela minha janela”, disse Nightingale, que é de Taos, Novo México, à CNN.
Ele disse que o trem caiu do lado de seu compartimento.
Nightingale, que não ficou ferido, relatou que não conseguiu passar pela janela, que estava bloqueada pela sujeira, então pegou sua mochila e saiu para o corredor. Ele então se mudou para um compartimento vizinho, onde encontrou uma saída e subiu na lateral do trem.
O passageiro alegou que algumas pessoas ajudaram outras a chegar ao chão, onde ele e outros caminharam até a frente do trem.
“Ele bateu em algo importante para fazer com que todos os carros saíssem dos trilhos”, disse ele.
A colisão foi a segunda em dois dias em que um trem da Amtrak colidiu com um veículo de passageiros. No domingo, 85 passageiros estavam a bordo de um trem na zona rural da Califórnia que colidiu com um veículo. Três pessoas morreram e duas sofreram ferimentos graves, segundo as autoridades.
Todas as vítimas estavam no veículo, acrescentaram as autoridades.