Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Trabalhistas superam partido do premiê britânico em doações eleitorais

    Segundo dados oficiais, a oposição recebeu 14 vezes mais financiamentos do que o Partido Conservador

    Reuters

    O Partido Trabalhista britânico, de oposição, recebeu cerca de 4,4 milhões de libras (cerca de 30 milhões de reais) em doações na segunda semana de campanha para as eleições do próximo mês, segundo dados oficiais, mais de 14 vezes mais do que o governista Partido Conservador.

    Os conservadores do primeiro-ministro Rishi Sunak, que estão atrás dos trabalhistas por cerca de 20 pontos nas pesquisas de opinião sobre a eleição de 4 de julho, receberam apenas 292,5 mil libras, de acordo com os dados semanais divulgados pela Comissão Eleitoral nesta sexta-feira (21).

    Os conservadores também receberam menos do que o Partido Reformista de Nigel Farage, que recebeu 742 mil libras, e os liberais democratas, que registraram 335 mil libras em doações.

    As doações dos trabalhistas incluíram 2,5 milhões de libras de David Sainsbury, ex-parlamentar trabalhista e ex-presidente da cadeia de supermercados Sainsbury’s, e 900 mil libras de Gary Lubner, ex-presidente-executivo da Belron, uma empresa internacional de reparo e substituição de para-brisas.

    Tradicionalmente, os conservadores recebem muito mais do que seus oponentes.

    Os dados, que abrangeram o período de 6 a 12 de junho, mostraram que um total de mais de 5,8 milhões de libras em doações foi relatado por partidos políticos e ativistas durante o período.

    Na primeira semana da campanha, os trabalhistas receberam cerca de 927 mil libras, enquanto as doações para os conservadores totalizaram pouco menos de 575 mil.

    Tópicos