Terremoto de magnitude 3,8 atinge nordeste dos EUA
Tremores foram sentidos de Boston a Portland, no Maine, de acordo com o Serviço Geológico americano


Um terremoto de magnitude 3,8 atingiu a Nova Inglaterra, região nordeste dos Estados Unidos, nesta segunda-feira (27), causando tremores de Boston a Portland, no Maine, de acordo com o Serviço Geológico americano (USGS, na sigla em inglês).
O terremoto aconteceu a aproximadamente 11 quilômetros a sudeste de York Harbor, no Maine, a uma profundidade de quase 13 quilômetros, segundo o USGS. A agência estimou, previamente, que a magnitude seria de 3,9.
“Podemos confirmar que um pequeno terremoto ocorreu. O tremor foi sentido em todo o condado”, a Agência de Gerenciamento de Emergências da York County, no Maine, postou no X.
“Não há risco para o público. Para não sobrecarregar nossos centros de auxílio, NÃO ligue para o setor de ajuda, a menos que seja uma emergência”, adicionaram.
Uma publicação do USGS no X apontou que terremoto na região “ressalta que terremotos são incomuns, mas não inéditos ao longo da Costa Atlântica” dos EUA.
Terremotos moderados atingem a região da Nova Inglaterra a cada poucas décadas, e tremores menores são sentidos cerca de duas vezes por ano, destacou a agência.
O terremoto mais recente na região a causar danos moderados foi um terremoto de magnitude 5,6, que atingiu o centro de New Hampshire em 1940.
*Ronnie Glassberg, da CNN, contribuiu com esta matéria
Declaração final do G20 aborda mudanças climáticas, guerras e taxação