Tempestade tropical Fiona se forma no Atlântico; veja para onde ela está indo
Alertas de tempestades tropicais foram emitidos para as ilhas de Saba, St. Eustatius, St. Maarten, Montserrat, Antígua, Barbuda, St. Kitts, Nevis e Anguilla


A tempestade tropical Fiona se formou no Atlântico, tornando-se a sexta tempestade nomeada da temporada de furacões no Atlântico de 2022, informou o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos.
A tempestade, com ventos de 80 km/h com rajadas ainda mais altas, estava a cerca de mil quilômetros a Leste das Ilhas Leeward, ao se fortalecer de uma depressão tropical na manhã de quarta-feira (14).
Alertas de tempestades tropicais foram emitidos para as ilhas de Saba, St. Eustatius, St. Maarten, Montserrat, Antígua, Barbuda, St. Kitts, Nevis e Anguilla. Outros avisos ou alertas de tempestades tropicais podem ser emitidos nesta quinta-feira (15) para partes das Ilhas Virgens, Porto Rico e Hispaniola, disse o centro de furacões.
“Na faixa de previsão, o centro da tempestade está previsto para se mover pelas Ilhas Leeward na sexta-feira e sexta-feira à noite, e estar perto das Ilhas Virgens e Porto Rico neste fim de semana”, disse o centro de furacões.
A tempestade está prevista para entregar entre 75 e 125 mm de chuva nas Ilhas Leeward, Ilhas Virgens, Porto Rico e Hispaniola, de acordo com os meteorologistas. Chuva máxima pode chegar a cerca de 203 mm.
“Essas chuvas podem produzir inundações repentinas e urbanas isoladas, juntamente com deslizamentos de terra isolados em áreas de terreno mais alto”, explicou o centro de furacões.
No início da próxima semana, o sistema está previsto para estar perto de Hispaniola, onde será enfraquecido pela interação com o terreno montanhoso da ilha.
*Robert Shackelford é meteorologista da CNN.