Tempestade Bert deixa pelo menos cinco mortos no Reino Unido
Cerca de 300 voos foram cancelados no Aeroporto de Heathrow, em Londres, no fim de semana
Pelo menos cinco pessoas morreram na passagem da tempestade Bert no Reino Unido. O fenômeno causou cortes de energia e cancelamentos generalizados de trens e voos.
Imagens do fim de semana mostram rios no País de Gales, uma das áreas mais afetadas, transbordando e deixando ruas e veículos estacionados do lado de fora submersos.
Equipes de resgate caminharam em águas com altura até os quadris para resgatar animais de estimação com um bote inflável, enquanto moradores se uniram para remover a água manualmente com baldes.
Mortes durante a tempestade foram relatadas em vários locais da Grã-Bretanha.
Um homem na faixa dos 60 anos morreu depois que uma árvore caiu sobre um carro na cidade de Winchester, no sul da Inglaterra, no sábado (23), enquanto outro homem, na faixa dos 40 anos, morreu em um acidente em Northamptonshire, um condado central, de acordo com a polícia local.
Mais ao norte, um homem de 34 anos morreu em uma colisão entre veículos nas primeiras horas de sábado, informou a polícia de West Yorkshire.
A agência de notícias britânica PA Media também relatou que duas outras pessoas foram mortas quando a tempestade atingiu o Reino Unido nos últimos dias. Isso incluiu um corpo encontrado na busca por um passeador de cães que desapareceu na enchente no sábado, relatou, citando a Polícia de North Wales.
Outro homem na faixa dos 80 anos morreu depois que seu carro entrou na água em um vau no condado de Lancashire, no norte do país, na tarde de sábado, informou a PA Media, citando a polícia local.
Não ficou claro se todos esses incidentes estavam diretamente ligados à tempestade.
Houve 53 relatos de chuvas pesadas no Reino Unido, de acordo com o European Severe Weather Database. A precipitação total nas últimas 24 horas atingiu mais de 130 mm, informou o UK Meteorological Office (Met), emitindo vários avisos contra ventos fortes para as partes central, sul e leste da Inglaterra, bem como Irlanda do Norte e oeste da Escócia.
A tempestade deve passar pelo extremo nordeste na manhã de terça-feira (26), embora riscos de mais chuvas e ventos fortes permaneçam no sul do Reino Unido até quarta-feira (27), alertou o Met Office.
Cerca de 300 voos de e para o Aeroporto de Heathrow, em Londres, foram cancelados no fim de semana, com quase 1.200 voos atrasados.
Os serviços de trem que conectam Londres e Swansea, no País de Gales, bem como de Exeter a Okehampton e Barnstaple, na parte sudoeste do país, estavam entre uma série de rotas que foram canceladas, de acordo com a Great Western Railway.
Na segunda-feira (25), a empresa operadora de trens Great Western Railway aconselhou os passageiros a não tentarem viajar, pois havia “suspenso os serviços em todas as principais rotas após inundações e árvores caídas terem bloqueado o acesso em locais importantes”.
“A interrupção deve durar pelo menos até o final do dia de segunda-feira”, acrescentou em uma publicação no X.
A operadora Northern Rail também relatou “severas interrupções” em vários serviços, incluindo em Lancaster, York e Sheffield, no norte da Inglaterra.
A empresa de energia Scottish and Southern Electricity Networks detectou uma série de cortes de energia não planejados na Inglaterra e na Escócia no fim de semana, de acordo com seu site.
Mais de 60 alertas e alertas de inundação foram relatados somente no País de Gales no último dia, de acordo com o Natural Resources Wales.
“Obrigado aos serviços de emergência que estão trabalhando incansavelmente para proteger as comunidades — meus pensamentos estão com os afetados”, escreveu o primeiro-ministro Keir Starmer no X.
A frente fria associada à tempestade Bert atingirá partes da Europa Ocidental, onde alertas laranja (que engloba um volume de chuva de até100 mm por dia) para ventos fortes estão em vigor em partes da Alemanha e da França.