Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Tanques de guerra espanhóis estão a caminho da Ucrânia, confirma ministra da Defesa

    Um total de 40 tripulantes dos veículos e 15 mecânicos também foram treinados na Espanha; veículo é conhecido como Leopard 2

    Al GoodmanDuarte MendoncaHeather Chenda CNN

    Seis tanques de guerra, conhecido como Leopard 2, com destino à Ucrânia, deixaram a cidade portuária de Santander, no norte da Espanha, disse a ministra da Defesa espanhola, Margarita Robles, neste sábado (22).

    Robles disse que os tanques saíram de Santander “junto com 20 veículos de transporte pesado” e a viagem por mar levaria de cinco a seis dias.

    “Em seis dias, passando por outro país, eles estarão na Ucrânia”, disse ela.

    Robles informou que, na semana passada, mais quatro tanques Leopard, além dos seis atuais, seriam enviados para a Ucrânia após os reparos, “o mais rápido possível”.

    Um total de 40 tripulantes de tanques e 15 mecânicos também foram treinados na Espanha, informou a Reuters.

    A Ucrânia dependeu de tanques antigos da era soviética durante a invasão russa e apelou ao Ocidente por tanques de batalha modernos para reforçar as forças de Kiev.

    As demandas de manutenção relativamente baixas do Leopard, em comparação com outros modelos de tanque, significam que ele será particularmente adequado às necessidades dos ucranianos, disseram especialistas.

    Vários exércitos ao redor do mundo usam Leopards e acredita-se que existam cerca de 2.000 veículos Leopard 2 espalhados pela Europa, em diferentes níveis de prontidão.

    Nos últimos meses, os EUA, juntamente com países como Polônia, Finlândia e Reino Unido, prometeram enviar tanques para a Ucrânia.

    Seguindo a pressão internacional, a Alemanha anunciou uma importante decisão em janeiro de enviar tanques Leopard 2 para as tropas de Kiev – levantando a raiva dos funcionários do Kremlin que tentaram lançar o movimento como um ato de agressão contra a Rússia.

    Tópicos