Taiwan nunca comprometerá sua soberania, diz gabinete presidencial
Declaração acontece após presidente Xi Jinping afirmar que a China nunca renunciará ao direito de usar a força contra a ilha
Taiwan nunca comprometerá os valores de soberania, democracia e liberdade, declarou, neste domingo (16), o gabinete presidencial da ilha em resposta aos comentários feitos pelo presidente da China, Xi Jinping.
Xi declarou no discurso de abertura do 20º Congresso do Partido Comunista que cabe ao povo chinês resolver a questão de Taiwan e que o país nunca renunciará ao direito de usar a força, mas lutará por uma solução pacífica.
“A equipe de segurança nacional está monitorando de perto a situação e continuará prestando muita atenção aos desenvolvimentos subsequentes”, afirmou o porta-voz do gabinete presidencial Chang Tun-han.
“A opinião dominante de Taiwan expressou claramente que rejeitamos firmemente ‘um país, dois sistemas’”, continuou, referindo-se à política sob a qual Hong Kong é governada.
“É consenso do público de Taiwan que a soberania territorial, a democracia e a liberdade não podem ser comprometidas, e o confronto militar não deve ser a opção para ambos os lados do Estreito de Taiwan.”
Chang também fez referência a um discurso feito pela presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen, no Dia Nacional da semana passada, em que Taipei está disposta a trabalhar com Pequim para encontrar “formas mutuamente aceitáveis” de manter a paz e a estabilidade no Estreito.