“Taiwan é da China”, diz governo chinês após vitória de Lai; EUA comentam resultado
Joe Biden afirmou que os Estados Unidos “não apoiam” a independência de Taiwan
Após a vitória de William Lai, ou Lai Ching-Te, nas eleições presidenciais de Taiwan neste sábado (13), o governo chinês enviou afirmou que o objetivo de reunificação com a ilha continua e disse que “Taiwan é Taiwan da China”.
Pequim afirmou que o resultado da eleição demonstra que o Partido Democrático Progressista (DPP), partido de Lai, não representa a opinião da maioria do povo taiwanês. O governo da China disse ainda que o padrão de desenvolvimento e de troca no estreito não deve mudar.
“Nossa posição em resolver a questão de Taiwan e conquistar a reunificação segue consistente, e a nossa determinação está firme como pedra”, informou o governo de Xi Jinping.
A China disse ainda que fará oposição ao que chamou de “atividades separatistas”, assim como à interferência externa”, e que vai continuar trabalhando com partidos políticos relevantes de Taiwan para dar seguimento à cooperação entre os dois países.
O presidente americano, Joe Biden, disse neste sábado (13) que os Estados Unidos “não apoiam” a independência de Taiwan, depois que os eleitores taiwaneses rejeitaram a China e deram ao partido no poder um terceiro mandato presidencial.
*Com informações da Reuters