Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Taiwan ameaça levar China à OMC em nova disputa por frutas

    Pequim disse que suspenderia as importações de frutas-do-conde e jambo da ilha por causa de pragas; Taiwan nega

    Guardas de Taiwan seguram bandeira em praça de Taipei; discussão sobre soberania da ilha causa atritos com a China
    Guardas de Taiwan seguram bandeira em praça de Taipei; discussão sobre soberania da ilha causa atritos com a China NurPhoto via Getty Images

    Da Reuters

    Taiwan ameaçou levar a China à Organização Mundial do Comércio neste domingo (19), depois que Pequim disse que suspenderia as importações de frutas-do-conde e jambo da ilha por causa de pragas, na última disputa entre os dois sobre frutas.

    As relações entre Taipei e Pequim, que afirma que Taiwan governou democraticamente como seu próprio território, estão em seu nível mais baixo em décadas, com a China aumentando a pressão política e militar para que a ilha aceite sua soberania.

    A administração alfandegária da China disse ter detectado repetidamente pragas chamadas “Planococcus minor” em frutas-do-condee jambos de Taiwan. Ela pediu à filial de Guangdong e a todos os escritórios diretamente afiliados que interrompessem o desembaraço aduaneiro desses produtos a partir de segunda-feira (20).

    O ministro da Agricultura de Taiwan, Chen Chi-chung, disse que a China se comportou unilateralmente sem fornecer evidências científicas e criticou o anúncio por ter ocorrido durante o tradicional Festival do Meio Outono, celebrado por Taiwan e China. “Não podemos aceitar isso”, disse Chen a repórteres em Taipei sobre a decisão, que ele disse que seu gabinete só havia recebido às 9h do domingo.

    Taiwan disse à China que levará o país à OMC sob o mecanismo de resolução de disputas do órgão se Pequim não responder ao pedido de Taipei para resolver a questão sob sua estrutura bilateral existente antes de setembro 30.

    O ministro das Relações Exteriores de Taiwan, Joseph Wu, tuitou que, após suas ameaças militares, a China agora está “transformando o comércio em armas” e a medida deve lançar dúvidas sobre sua aplicação na semana passada para aderir ao Acordo Compreensivo e Progressivo para a Parceria Transpacífica, um grupo de livre comércio.

    “A China quer se juntar ao CPTPP de alto padrão? Isso é uma piada?” Disse Wu. Frutas-do-conde e jambos são especialidades de Taiwan, embora a maioria seja consumida no mercado interno. A ilha também é conhecida por suas mangas.

    Esta é a segunda vez neste ano que a China interrompe as importações de frutas de Taiwan.

    Em fevereiro, a China proibiu as importações de abacaxi de Taiwan, citando “criaturas nocivas” que poderiam vir com a fruta. Taiwan disse que não há nada de errado com o abacaxi e acusou Pequim de fazer política.

    Reportagem de Min Zhang e Tony Munroe em Pequim e Ben Blanchard em Taipei; Edição de Simon Cameron-Moore e Edmund Klamann