Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Suspeito de matar ao menos 5 em atropelamento poderia estar em fuga, diz polícia

    Nos EUA, um carro invadiu um desfile de Natal no domingo (21) e deixou ao menos cinco mortos e 40 feridos

    Joe SuttonKeith AllenTravis Caldwellda CNN

    Há indícios de que o suspeito que deixou ao menos cinco mortos e mais de 40 feridos em Wisconsin, nos Estados Unidos, estivesse fugindo de outro incidente ao invadir de carro um desfile de Natal na cidade de Waukesha.

    As informações são de fontes policiais ligadas ao caso.

    As fontes dizem que, por enquanto, não há nenhuma prova de que o ato foi de terrorismo internacional ou doméstico. Além disso, não há provas de que possa estar conectado à recente absolvição de Kyle Rittenhouse, atirador que disparou contra a multidão em ato racial, em Kenosha, Wisconsin, disseram as fontes.

    Segundo as autoridades, o número de vítimas pode ser maior. “Muitas pessoas foram por conta própria para os hospitais da região”, comunicou a Prefeitura de Waukesha na manhã desta segunda-feira (22).

    Relatos de testemunhas

    Testemunhas descreveram o horror de ver pessoas atingidas e deitadas no chão depois que um SUV vermelho passou por uma série de barricadas e entrou na rota do desfile lotado na Main Street por volta das 16h39, horário local.

    Na manhã desta segunda-feira, itens deixados pelas vítimas ainda estavam espalhados no local ao atropelamento enquanto as autoridades tentavam identificar o que havia motivado a ação.

    O chefe de polícia Daniel P. Thompson disse que os policiais estão trabalhando em parceria com os legistas do condado de Waukesha para identificar as vítimas.

    Thompson disse que há “uma pessoa suspeita em custódia”, mas não disse se era o motorista do veículo nem se alguma prisão foi feita.

    O policial disse a repórteres na noite de domingo, (21), que os resultados iniciais da investigação ainda não trazem nenhuma certeza, e disse que há crianças estão entre os feridos.

    Um policial de Waukesha chegou a disparar para tentar parar o motorista, e nenhum transeunte foi atingido pelos disparos, disse o chefe de polícia. Thompson acrescentou que não acredita que nenhum tiro tenha sido disparado do veículo contra a multidão.

    “A cena está segura e protegida”, disse Thompson.

    Vários dos hospitalizados estavam em estado crítico.

    Um vídeo do desfile foi publicado na página do Facebook da cidade e mostra um SUV vermelho passando rapidamente pelo desfile, seguido por um policial correndo.

    Aurora Medical Center-Summit, um hospital no condado de Waukesha, emitiu um comunicado dizendo que estava tratando 13 pacientes na noite de domingo: três listados em estado crítico, quatro em estado grave e seis em condições razoáveis.

    “Estamos profundamente tristes pela tragédia sem sentido de hoje e nossos corações estão com a comunidade Waukesha”, disse o hospital em um comunicado.

    O Children’s Wisconsin, um hospital pediátrico em Milwaukee, disse que estava tratando de 15 pacientes feridos, sem relatos de mortes até a noite de domingo. Waukesha fica a cerca de 32 km a oeste do centro de Milwaukee.

    O Froedtert Hospital em Milwaukee – o único centro de trauma Nível I no sudeste de Wisconsin – disse que também estava tratando os pacientes do desfile, mas não forneceu um número específico nem as condições das vítimas. Os centros de trauma de nível I geralmente atendem pacientes em estado crítico.

    “Acertou pelo menos duas pessoas de imediato e passou em cima delas”

    Um vídeo obtido pela CNN mostra o momento em que o veículo atropelou os pedestres. Um SUV vermelho é visto batendo em uma pessoa da banda do desfile. Em seguida, o veículo continua em frente, atingindo e atropelando outros da banda e da multidão antes de ir embora.

    Angela O’Boyle, que mora em um apartamento no quinto andar com vista para a rota do desfile, disse à CNN que estava na varanda assistindo à festa quando o veículo passou.

    “A primeira coisa que ouvi foram gritos, virei minha cabeça e vi o carro chegar e se chocar contra a banda, que estava passando pela minha varanda naquele ponto”, disse.

    “Atingiu pelo menos duas pessoas imediatamente e passou por cima delas. E então continuou descendo a estrada para o Parque do Povo, que fica no final do quarteirão – e continuou andando, não parou.”

    Boyle disse que ouviu gritos e pessoas gritando os nomes de seus filhos, acrescentando: “não era algo que eu queria ver… fiquei muito assustada”.

    Kaylee Staral, estagiária do Milwaukee Journal Sentinel, um jornal local, que testemunhou o incidente, disse que, “provavelmente, em torno de 20 a 30 minutos de desfile, um SUV vermelho veio em alta velocidade no meio da rua – houve muitos gritos – e pensamos que talvez fosse o Papai Noel, mas era esse SUV vermelho atropelando muitas pessoas”.

    Staral conta, ainda, que viu várias pessoas sendo feridas. “Bem na minha frente, no pequeno local onde eu estava sentada, provavelmente quatro pessoas estavam caídas, então, muitas pessoas correram para ir ver como elas estavam”, disse Staral. “Acredito que as quatro pessoas à minha frente ainda respiravam, mas estavam no chão, não se moviam.”

    Escolas fechadas 

    As bandeiras serão hasteadas a meio mastro em “todos os prédios, terrenos e instalações militares” em todo o estado, disse o governador de Wisconsin, Tony Evers, na segunda-feira (22).

    “Hoje, ordenei que as bandeiras dos Estados Unidos e Wisconsin fossem hasteadas a meio mastro enquanto continuamos orando pela comunidade de Waukesha e pelas crianças, entes queridos e vizinhos cujas vidas foram mudadas para sempre por uma tragédia impensável na noite passada”, escreveu o governador em sua conta no Twitter.

    As estradas na área permanecerão fechadas por pelo menos 24 horas, disse Thompson. Os negócios ao longo da estrada onde ocorreu a calamidade devem permanecer fechados na segunda-feira, disseram autoridades municipais.

    A cidade de Waukesha cancelou as aulas desta segunda-feira e ainda não definiu se serão retomadas na terça (23).

    “O distrito terá conselheiros adicionais neste dia em todos os prédios escolares para todos os alunos que possam precisar de serviços de apoio”, disseram funcionários da escola em um comunicado.

    A Casa Branca está em contato com autoridades estaduais e locais, de acordo com um funcionário, e o presidente Joe Biden foi informado.

    “A Casa Branca está monitorando de perto a situação em Waukesha e nossos corações estão com todos os que foram afetados por este terrível incidente”, disse um funcionário da Casa Branca. “Entramos em contato com as autoridades estaduais e locais para oferecer qualquer apoio e assistência conforme necessário.”

    Shimon Prokupecz, Evan Perez, Claudia Dominguez, Alaa Elassar, Natasha Chen, Andy Rose, Arlette Saenz e Conor Powell contribuíram para esta reportagem

    (Texto traduzido. Leia o original aqui.)

    Tópicos