Supertufão Doksuri chega à China após deixar 39 mortos nas Filipinas
Fenômeno atingiu a província chinesa de Fujian na manhã desta sexta-feira; são esperados 270 mm de chuvas na região
- 1 de 9
Muito barcos de pesca ficaram atracados e não foram ao mar por conta da pasagem do supertufão Doksuri na província chinesa de no porto de Lianyungang • Costfoto/NurPhoto via Getty Images
- 2 de 9
Pedestres seguram guarda-chuvas durante chuvas provocadas pela passagem do supertufão Doksuri em Quanzhou, na província chinesa de Fujian • Wang Dongming/China News Service/VCG via Getty Images
- 3 de 9
Ciclistas usando capas de chuva durante fortes chuvas provocadas pela passagem do supertufão em Fuzhou, na província chinesa de Fujian • Wang Dongming/China News Service/VCG via Getty Images
-
- 4 de 9
Supertufão Doksuri provoca chuvas e alagamentos em Quanzhou, na província chinesa de Fujian • Shi Yong/VCG via Getty Images
- 5 de 9
Supertufão chegou à China nesta sexta-feira (28) • Costfoto/NurPhoto via Getty Images
- 6 de 9
Supertufão Doksuri derrubou árvore em Xiamen, na província chinesa de Fujian • VCG/VCG via Getty Images
-
- 7 de 9
Filipinas é atingida pelo tufão Doksuri • 28/7/2023 REUTERS/Eloisa Lopez
- 8 de 9
Tufão Doksuri atinge Filipinas • 26/7/2023 Divulgação via REUTERS
- 9 de 9
Passageiros aguardam após cancelamento de viagens por tufão nas Filipinas • 25/7/2023 REUTERS/Eloisa Lopez
-
O tufão Doksuri atingiu a costa sudeste da China nesta sexta-feira (28), disseram agências meteorológicas estatais. A tempestade atingiu partes das Filipinas e matou pelo menos 39 pessoas, incluindo dezenas em um barco superlotado que virou com ventos fortes.
O tufão atingiu o condado costeiro de Jinjiang, na província chinesa de Fujian, às 9h55, informou o Centro Meteorológico Nacional. A maioria das províncias do sudeste do país pode esperar chuvas fortes durante a maior parte desta sexta-feira, com chuvas projetadas para atingir 270 mm em algumas partes da região.
Os ventos na época do pouso estavam se aproximando de 175 km/h, segundo o Joint Typhoon Warning Center, mas a interação da tempestade com a terra provavelmente reduziu ligeiramente a velocidade do vento.
Taiwan ainda está enfrentando fortes chuvas da tempestade. No entanto, a agência meteorológica da ilha removeu seu alerta de chuva mais forte na manhã desta sexta-feira.
Doksuri passou pela ilha mais populosa das Filipinas, Luzon, no início da semana. A região norte do arquipélago mais afetado pela forte tempestade.
Pelo menos 26 pessoas morreram depois que um barco virou na tarde de quinta-feira (27) a poucos metros de chegar à Ilha Talim, a sudeste da capital Manila, disse a guarda costeira.
A embarcação — que deveria ter capacidade para apenas 42 pessoas — tinha pelo menos 66 pessoas a bordo, segundo a guarda costeira.
“Definitivamente, vamos registrar uma queixa junto com a PNP (Polícia Nacional das Filipinas) contra o capitão e o operador da lancha”, disse o porta-voz da guarda costeira, contra-almirante Armand Balilo, à CNN Filipinas.
Outras 13 pessoas morreram em outras partes do país devido ao tufão Doksuri — conhecido como Egay nas Filipinas —, conforme informou o Conselho Nacional de Redução e Gestão de Riscos de Desastres nesta sexta-feira.
A tempestade trouxe inundações para cinco regiões e provocou mais de uma dúzia de deslizamentos de terra induzidos pela chuva, acrescentou a agência.