Superterça: com apurações em andamento, Biden lidera disputa com Sanders
Eleitores do Partido Democrata em 14 estados americanos foram às urnas para escolher quem deve ser o adversário de Donald Trump
O ex-vice-presidente dos Estados Unidos Joe Biden deve sair na frente do senador Bernie Sanders após a Superterça, confirmando as projeções da CNN americana. Em parcial às 5h15 (em Brasília) desta quarta, com 100% das urnas apuradas em 12 estados, Biden acumula nove vitórias (Alabama, Arkansas, Carolina do Norte, Massachusetts, Minnesota, Oklahoma, Tennessee, Texas e Virgínia) contra três de Sanders (Colorado, Utah e Vermont).
Dentre elas, a mais importante vitória é a do Texas, que contabiliza 288 delegados em disputa. Outro grande colégio eleitoral, o da Califórnia – com 415 delegados – ainda tem panorama indefinido, com sutil vantagem de Sanders.
Até aqui, o ex-vice de Obama conta com 320 delegados no somatório dos estados em que triunfou, ante 252 do senador.
A Superterça é o dia em que eleitores do Partido Democrata em 14 estados americanos vão às urnas para escolher quem será o adversário de Donald Trump nas eleições de novembro nos EUA.
O evento é crucial para a definição do candidato democrata, com o apoio de mais de mil delegados em disputa. O vencedor precisa conquistar o apoio de 1.991 dos 3.979 delegados do partido, que são os responsáveis por escolher o adversário de Trump.
O magnata Michael Bloomberg, que entrou oficialmente na corrida presidencial nesta terça, venceu na Samoa Americana, território dos EUA na Oceania onde apenas seis delegados estão em disputa. Tanto Bloomberg quanto a ex-senadora Elizabeth Warren – que sequer venceu em Massachusetts, seu estado natal – saem enfraquecidos da disputa.
A última primária acontece em junho, mas 90% dos Estados Unidos terá votado até o fim de abril. O adversário de Donald Trump nas eleições deste ano será anunciado na Convenção Nacional Democrata, prevista para acontecer entre os dias 13 e 16 de julho.