Superiate que afundou na Sicília podia estar contendo dados confidenciais
Magnata morto no incidente estava associado a serviços de inteligência ocidentais por meio de suas empresas
Mergulhadores especialistas que inspecionam os destroços do superiate de US$ 40 milhões que afundou na Sicília em agosto, matando sete pessoas, incluindo o magnata britânico da tecnologia Mike Lynch, pediram maior segurança para proteger a embarcação, devido a preocupações de que dados confidenciais trancados em seus cofres possam interessar a governos estrangeiros, disseram diversas fontes à CNN Internacional.
Promotores italianos que abriram uma investigação criminal sobre múltiplas acusações de homicídio culposo e naufrágio negligente acreditam que o iate de 56 metros, o Bayesian, pode conter dados altamente confidenciais vinculados a vários serviços de inteligência ocidentais, disseram quatro fontes familiarizadas com a investigação e a operação de salvamento.
Lynch estava associado a serviços de inteligência britânicos, americanos e outros por meio de suas várias empresas, incluindo a empresa de segurança cibernética que ele fundou, a Darktrace.
A empresa foi vendida para a companhia de capital privado Thoma Bravo, sediada em Chicago, em abril.
Lynch, cuja empresa Revtom Limited, de sua esposa, era dona da embarcação, também foi consultor dos primeiros-ministros britânicos David Cameron e Theresa May em ciência, tecnologia e segurança cibernética durante seus mandatos, de acordo com o governo britânico e registros públicos da Darktrace.
Acredita-se que o navio afundado, deitado no fundo do mar a uma profundidade de cerca de 50 metros, tenha cofres estanques contendo dois discos rígidos supercriptografados que armazenam informações altamente confidenciais, incluindo senhas e outros dados sensíveis, disse à CNN um oficial envolvido nos planos de salvamento, que pediu para não ser identificado.
Mergulhadores especialistas com câmeras remotas vasculharam o barco extensivamente.
Inicialmente, a polícia local temia que possíveis ladrões tentassem alcançar os destroços para encontrar joias caras e outros objetos de valor ainda a bordo do iate, de acordo com mergulhadores do Corpo de Bombeiros que falaram com a CNN.
Agora, eles estão preocupados que os destroços, que devem ser levantados nas próximas semanas como parte da investigação criminal sobre a tragédia, também sejam de interesse de governos estrangeiros, incluindo Rússia e China. Eles solicitaram que o iate seja guardado de perto, tanto acima da água quanto com vigilância subaquática.
“Um pedido formal foi aceito e implementado para segurança adicional dos destroços até que eles possam ser levantados”, confirmou à CNN Internacional um funcionário da autoridade de proteção civil da Sicília que está auxiliando na investigação criminal.
Lynch, sua filha Hannah, de 18 anos, o advogado americano Chris Morvillo e sua esposa Neda, o banqueiro britânico Jonathan Bloomer e sua esposa Judy, e o chef de bordo do iate, Recaldo Thomas, morreram quando o navio afundou em uma violenta tempestade nas primeiras horas da manhã.
Resultados preliminares de autópsias sugerem que os casais Bloomer e Morvillo morreram de asfixia ou “afogamento seco” quando o oxigênio em uma bolha de ar em uma cabine acabou. Os resultados da autópsia de Lynch e sua filha foram menos claros.
O chef, cujo corpo foi encontrado fora do navio, morreu afogado, disse o legista. Os relatórios toxicológicos sobre os mortos ainda não foram divulgados, mas nenhum sofreu ferimentos físicos quando o barco afundou.
A esposa de Lynch, Angela Bacares, e outras 14 pessoas sobreviveram, incluindo o capitão James Cutfield, que, junto com um marinheiro e o gerente da sala de máquinas do iate, está sob investigação por homicídio múltiplo e por causar um naufrágio negligente. Todos eles foram autorizados a deixar a Itália.
Alguns dos 15 sobreviventes, dos quais nove eram tripulantes e seis eram passageiros, incluindo uma menina de 1 ano, teriam dito aos promotores que Lynch “não confiava em serviços de nuvem” e sempre mantinha unidades de dados em um compartimento seguro do iate onde quer que ele navegasse, disse uma fonte do gabinete do promotor à CNN.
Nenhum dos tripulantes ou passageiros que sobreviveram ao incidente foram testados para drogas ou álcool porque estavam em “estado de choque”, disseram as autoridades durante uma entrevista coletiva após a recuperação dos corpos.
Morvillo representou Lynch quando ele foi absolvido em um caso de fraude criminal nos EUA em junho, ligado à aquisição pela Hewlett Packard de sua empresa de software Autonomy, e sobreviventes disseram aos investigadores que o cruzeiro foi uma celebração dessa absolvição, de acordo com o promotor assistente, Raffaele Cammarano.
Embora Lynch tenha sido absolvido de qualquer irregularidade criminal nos EUA, a Hewlett Packard indicou que não desistirá de sua oferta para coletar um pagamento civil de US$ 4 bilhões do espólio de Lynch, concedido por um tribunal britânico em 2022.
No que parece ser uma trágica coincidência, o parceiro de negócios de Lynch, Stephen Chamberlain — que era seu corréu no caso de fraude nos EUA e ex-diretor de operações da Darktrace — morreu em 19 de agosto, no mesmo dia em que o Bayesian afundou, após ser atingido por um carro enquanto corria dois dias antes.
Um porta-voz do gabinete do promotor disse à CNN que Cutfield disse a eles que Lynch soube da condição séria de Chamberlain e planejou encurtar o cruzeiro para retornar ao Reino Unido para ver seu parceiro de negócios, que estava em suporte de vida.
O Bayesian afundou algumas horas antes de Chamberlain morrer no hospital, disse seu advogado. Lynch não saberia da morte de seu parceiro, e Chamberlain estava em coma, então não saberia sobre o naufrágio, disse o advogado de Chamberlain.
O promotor local Ambrogio Cartosio disse que nenhum objeto pessoal, incluindo computadores, joias ou discos rígidos de Lynch, foram recuperados do navio.
No entanto, os discos rígidos de bordo e as câmeras de vigilância ligadas ao sistema de navegação do iate foram levados aos investigadores para determinar se há algum dado utilizável que possa indicar como o iate afundou 16 minutos após a tempestade.
O navio não tinha uma caixa preta tradicional ou gravador de dados de viagem para registrar dados de navegação ou áudio na ponte.
Após os mergulhadores concluírem as pesquisas do naufrágio esta semana, eles farão sugestões sobre a melhor forma de içar o navio de 473 toneladas sem derramar nenhum dos 18.000 litros de óleo e combustível ainda a bordo, e como garantir que quaisquer dados confidenciais não caiam em mãos erradas.
Os custos de içar o navio recairão sobre sua proprietária, a viúva de Lynch, conforme determina a lei marítima italiana.