Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Sudeste da Austrália é atingido por inundações e moradores precisam sair de casa

    Alguns estados receberam o volume de chuva que estava previsto para um mês em dois dias, segundo autoridades

    Enchentes em Melbourne, na Austrália, após fortes chuvas
    Enchentes em Melbourne, na Austrália, após fortes chuvas Reprodução/Reuters

    Renju JoseLewis Jacksonda Reuters

    Milhares de pessoas no sudeste da Austrália foram solicitadas a deixarem suas casas, nesta sexta-feira (14), incluindo algumas no oeste de Melbourne, após dois dias de chuvas incessantes provocarem enchentes repentinas e transbordamento de rios.

    Grande parte dos estados de Victoria, Nova Gales do Sul e regiões do norte do estado insular da Tasmânia foram atingidas por fortes tempestades. Alguns receberam mais de um mês de chuva em dois dias, disseram autoridades.

    “Nossos sistemas fluviais estão atingindo grandes níveis de inundação em vários momentos de hoje, durante o fim de semana e na próxima semana”, informou o chefe de operações dos serviços de emergência de Victoria, Tim Wiebusch.

    Muitos rios em Victoria, incluindo o Maribyrnong no oeste de Melbourne e o Goulburn mais ao norte, atingiram grandes níveis de inundação, levando à evacuação noturna dos moradores.

    O rio Goulburn em Seymour, cerca de 100 km ao norte de Melbourne, atingiu um pico acima do recorde de 7,64 metros alcançado em maio de 1974, mostraram dados. Mais de 200 resgates de enchentes foram realizados por equipes de emergência.

    Em Shepparton, é esperado que o aumento das águas das inundações ultrapasse o pico de 1974 até a próxima terça-feira (18) e ameace mais de 4.000 propriedades.

    “Em termos de danos materiais, estradas, infraestrutura pública e o grande volume de água, isso vai estabelecer novos recordes”, explicou o primeiro-ministro vitoriano Daniel Andrews.

    Andrews declarou ainda que uma decisão seria tomada no sábado (15) sobre a reabertura da instalação de quarentena Covid-19 do estado, fechada na semana passada depois que a Austrália descartou as regras de isolamento, para abrigar moradores afetados por enchentes.

    O primeiro-ministro Anthony Albanese expôs que o governo federal está pronto para prestar assistência aos estados atingidos pelas enchentes.

    “Já há pessoal da ADF (Força de Defesa Australiana) em Victoria. Este é um momento difícil, meu coração está com as comunidades afetadas neste momento”, afirmou Albanese.