Submarino Titan perdeu o controle e começou a girar em círculos em mergulho anterior
Situação foi filmada pelos passageiros e exibida em documentário da BBC de 2022
Em uma expedição anterior, o submarino Titan – que implodiu no mês passado, matando os cinco passageiros a bordo – perdeu o controle e começou a girar em círculos, deixando os passageiros em pânico e presos por horas. A situação foi relatada em um documentário da BBC de 2022, segundo o portal The Mirror.
Imagens de dentro do submarino mostram a embarcação girando, a 3,8 km de profundidade, enquanto o piloto daquela expedição, Scott Griffith, diz: “Temos um problema”.
“Há algo errado com meus propulsores. Estou empurrando e nada está acontecendo”, diz Griffith na filmagem.
Os propulsores teriam sido instalados incorretamente na ocasião, segundo o The Mirror, o que significa que um propulsor empurrava o submersível para um lado, e o outro para outro lado, fazendo a embarcação girar em círculos.
“Você sabe, eu estava pensando não vamos conseguir”, disse a passageira Reneta Rojas à BBC no documentário. “Estamos literalmente a 300 metros do Titanic e, embora já estejamos no campo de destroços, não podemos ir a lugar nenhum a não ser andar em círculos.”
Na ocasião, a tripulação teve que reprogramar o controle de videogame que comandava o movimento da embarcação para poder voltar a superfície.
[cnn_galeria active=”2336384″ id_galeria=”2336336″ title_galeria=”Imagens dos destroços do submarino Titan”/]
Investigação segue conforme dúvidas sobre a segurança do Titan aumentam
A investigação internacional sobre a implosão fatal do submersível Titan foi ampliada no final do mês passado, com a Polícia Real Montada do Canadá (RCMP, em inglês) dizendo que está investigando se “as leis criminais, federais ou provinciais podem ter sido violadas”.
Depois da confirmação da implosão do submarino, a OceanGate Expeditions passou a receber questionamentos sobre seus procedimentos de segurança e relatórios sobre problemas mecânicos, expedições canceladas e um suposto desrespeito aos processos regulatórios começaram a vir à tona.
O especialista em submersíveis Karl Stanley disse, em entrevista ao New York Times, que durante uma expedição a bordo do submarino Titan na costa das Bahamas, em abril de 2019, ele soube que algo estava errado ao ouvir um barulho de estalos, que apenas se intensificou ao longo das duas horas de mergulho.
[cnn_galeria active=”2344619″ id_galeria=”2344617″ title_galeria=”Veja imagens dos destroços do Titanic”/]
No dia seguinte, Stanley escreveu um e-mail para Stockton Rush, o CEO da OceanGate – empresa responsável pelo Titan, que implodiu no mês passado, matando os cinco passageiros a bordo, inclusive Rush – pedindo que ele reconsiderasse as expedições planejadas para o Titanic naquele ano.
Stanley opera um submersível turístico em Honduras há 25 anos, mas sua embarcação desça apenas 600 metros, bem menos que os quase 4 mil metros que o Titan costumava descer.
No e-mail, ele também explica o que acha que produziu os sons. “[Os estalos] soaram como uma falha/defeito em uma área afetada pelas tremendas pressões sendo esmagada/danificada”, escreveu Stanley.
Para ele, o barulho indicava “uma área do casco que estava quebrando”.
*Publicado por Fernanda Pinotti, da CNN