Startup japonesa perde contato com aeronave em tentativa de pouso privado na Lua
Hakuto-R Mission 1 seria o primeiro módulo de uma empresa privada a pousar no satélite natural da Terra
A startup japonesa ISpace Inc perdeu contato com sua aeronave ao realizar, nesta terça-feira (25), o processo de pouso da espaçonave Hakuto-R Mission 1 (M1) na Lua, no que se tornaria o primeiro pouso lunar por uma empresa privada.
A empresa transmitiu no YouTube (assista acima) a movimentação dos funcionários e uma animação com o pouso. Porém, não foi possível ter comunicação com a aeronave. “Perda de contato no momento esperado para o pouso. Destino não ficou claro sobre (o sucesso) do primeiro pouso comercial na Lua”, informou a iSpace.
O módulo que tentou o pouso tem pouco mais de 2 metros de altura e 340 kg, e estava em órbita desde março deste ano. A espaçonave decolou da Flórida, nos EUA, e foi lançada em dezembro do último ano com um foguete Falcon 9 da SpaceX, empresa de Elon Musk.
A fase de tentativa de pouso do módulo durou cerca de uma hora, a 100 km acima da superfície da Lua com a espaçonave movendo-se a quase 6 mil km/h.
Com cerca de 200 funcionários, a ISpace planeja lançar “as bases para liberar o potencial da Lua e transformá-la em um sistema econômico robusto e vibrante”.
Apenas os Estados Unidos, China e a extinta União Soviética pousaram robôs na superfície lunar, a partir de programas promovidos por seus respectivos governos.
Em 2019, a empresa privada israelense SpaceIL falhou em pousar um módulo na Lua. A Índia, por sua vez, perdeu contato do Chandrayaan-2 ao tentar realizar um pouso lunar no mesmo ano.
(Publicado por Gustavo Zanfer, com informações de Kantaro Komiya, da Reuters)