Starmer agradece eleitores após primeiros resultados indicarem vitória dos Trabalhistas
Líder do Partido Trabalhista do Reino Unido conquista assento no Parlamento e deverá ser o próximo primeiro-ministro britânico
Keir Starmer, que provavelmente será o próximo primeiro-ministro britânico, disse que o país está “pronto para a mudança” depois de conquistar o seu assento no Parlamento do Reino Unido, pelo norte de Londres, nesta quinta-feira (4).
“Esta noite, pessoas aqui e em todo o país falaram. Eles estão prontos para a mudança”, disse Starmer.
“A mudança começa aqui mesmo porque esta é a sua democracia, a sua comunidade e o seu futuro. Você votou e agora é hora de cumprirmos”, acrescentou.
Starmer estava radiante ao chegar à contagem, posando para selfies e aproveitando o tempo para passar por apoiadores e ativistas.
No palco, ele foi acompanhado por uma série de novos candidatos – incluindo um vestido como Elmo – uma característica única da democracia britânica.
“Eu prometo o seguinte: quer você tenha votado em mim ou não, servirei todas as pessoas neste distrito eleitoral”, disse Starmer.
Os britânicos foram às urnas nesta quinta-feira (4) em uma votação histórica para eleger um novo Parlamento e governo nas eleições gerais.
Quem é o Líder do Partido Trabalhista?
Ex-advogado de direitos humanos, Keir Starmer atuou como o procurador geral da Inglaterra e do País de Gales.
Com 61 anos, casado e com dois filhos, Starmer entrou para a política tarde e só foi eleito um parlamentar trabalhista em 2015. Menos de cinco anos depois, foi escolhido para liderar o partido.
O britânico foi o secretário do Brexit no gabinete paralelo (“shadow cabinet”) dos trabalhistas durante a saída prolongada do Reino Unido da União Europeia.
Ele herdou um partido que se recuperava de sua pior derrota eleitoral em muitas décadas, mas priorizou uma reformulação da cultura, se desculpando publicamente por um escândalo de antissemitismo que manchou a posição do grupo com o público.
Starmer tentou reivindicar o centro político do Reino Unido e é descrito por seus apoiadores como um líder sério e de princípios.
Contudo, seus oponentes, tanto na esquerda de seu próprio partido quanto na direita do espectro político, dizem que ele não tem carisma e ideias, e o acusam de não ter conseguido estabelecer uma visão ambiciosa e ampla para a nação.
O político promete muitas mudanças, na tentativa de gerar mais crescimento econômico com disciplina fiscal. Além disso, Starmer diz que vai ampliar muito os investimentos em áreas sociais como saúde, educação e para os governos locais.
Em política externa, o trabalhista vai continuar a política de apoio incondicional à Ucrânia na guerra contra a Rússia. Ele também vai apoiar o direito de Israel se defender na guerra em Gaza, mas afirma que pretende reconhecer o Estado da Palestina.