Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Sob risco de deslizamento, autoridades retiram moradores de vila da Suíça

    Prazo para deixar as casas se encerrou nesta sexta-feira; segundo autoridades, Encosta está caindo aos poucos e o temor é de soterramento das residências

    Da CNN

    Um pequeno vilarejo da Suíça foi esvaziado pelo risco de um deslizamento de pedras. Os moradores receberam um último aviso de saída nesta sexta-feira (12).

    A vila de Brienz – com cerca de 100 habitantes – se tornou um vilarejo fantasma. O medo dos moradores é que as casas sejam completamente cobertas por pedras, já que a encosta está caindo aos poucos. As autoridades alertaram que até dois milhões de metros cúbicos (m³) de rocha podem cair da montanha e destruir a vila completamente.

    A pequena vila montanhosa está situada no cantão de Graubunden, no leste do país. Uma espessa camada de neblina cobriu o topo da montanha com vista para o lugarejo na quinta-feira (11), onde a vegetação foi substituída por uma encosta de lama e pedras.

    Trabalhadores agrícolas podiam ser vistos carregando vacas em um caminhão e conduzindo-o para fora da aldeia quase deserta. Algumas áreas foram isoladas, com sinais de alerta amarelos em cinco idiomas que diziam: “Atenção queda de pedras”.

    As autoridades locais dizem que Brienz está em risco porque 2 milhões de metros cúbicos (2,6 milhões de jardas cúbicas) de rocha podem se desprender da montanha em breve, danificando ou esmagando suas casas pitorescas.

    “A rocha se move a uma velocidade de até 36 metros (39 jardas) por ano”, disse Christian Gartmann, membro do conselho de gestão de crises de Albula, um município que inclui Brienz. “Esperamos que caia em direção ao vilarejo nos próximos dias ou semanas.”

    (Publicado por Salma Freua, com informações da Reuters)

    Tópicos