Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Situação energética na Ucrânia “permanece difícil”, diz estatal de energia

    Ataque com mísseis russos contra a infraestrutura energética ucraniana em novembro resultou no fechamento temporário da maioria das usinas de energia, deixando parte da população sem eletricidade

    Lilia, de 44 anos, coloca água em uma panela para ferver no porão de um prédio de apartamentos onde vive atualmente sem energia, água ou aquecimento em Siversk, Ucrânia, em 4 de dezembro.
    Lilia, de 44 anos, coloca água em uma panela para ferver no porão de um prédio de apartamentos onde vive atualmente sem energia, água ou aquecimento em Siversk, Ucrânia, em 4 de dezembro. Leah Millis/Reuters

    Olga VoitovychSeb Shuklada CNN

    A Ucrânia continua enfrentando uma situação energética “difícil”, de acordo com o fornecedor de energia estatal Ukrenergo.

    “Todos nós temos uma temporada de aquecimento difícil pela frente”, disse a empresa em uma atualização na segunda-feira (5).

    As forças russas visaram deliberadamente a infraestrutura de energia na Ucrânia, onde as autoridades lutam para manter a conectividade de energia, água e telefonia celular.

    Neste fim de semana, no entanto, Ukrenergo disse que “foi possível aplicar a quantidade mínima de desligamentos de emergência”, em parte devido ao aumento da capacidade das usinas nucleares.

    A empresa constatou ainda um aumento do consumo de eletricidade “devido tanto ao início da semana como à descida das temperaturas em todo o país”.

    As temperaturas em Kiev atingiram -7ºC na segunda-feira (5), de acordo com o Centro Hidrometeorológico Ucraniano.

    Os ataques russos a instalações críticas diminuíram na semana passada, mas Ukrenergo está lutando para colocar as instalações danificadas de volta on-line.

    Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

    versão original