Sírios comemoram 14º aniversário da revolta contra Bashar al-Assad
É a primeira vez que população da Síria pode comemorar ato, desde queda de Assad em dezembro de 2024


Cidadãos da Síria se reuniram na cidade de Idlib neste sábado (15) para celebrar o 14º aniversário da revolta síria contra o governo do ex-presidente Bashar al-Assad.
“Pela primeira vez, todos os sírios em toda a Síria estão comemorando a vitória da revolução”, disse o morador Ali Sultan, que compareceu ao ato.
Rebeldes liderados pelo grupo islâmico sunita Hayat Tahrir al-Sham (HTS), do atual presidente interino da Síria, Ahmed al-Sharaa, derrubaram o governo de Assad no final de 2024.
Assad fugiu para a Rússia, deixando para trás alguns de seus conselheiros e apoiadores mais próximos, enquanto o grupo de Sharaa liderou a nomeação de um governo interino e assumiu as forças armadas da Síria.
A derrubada de Assad encerrou mais de 50 anos de governo dinástico de sua família, marcadas por repressão severa e uma guerra civil devastadora que começou como uma revolta pacífica em 2011.
A guerra – na qual países ocidentais, árabes e a Turquia apoiaram os rebeldes, enquanto Rússia, Irã e milícias leais a Teerã apoiaram Assad – tornou-se um palco para conflitos entre uma variedade de facções armadas com diferentes lealdades e agendas.
Centenas de milhares de pessoas foram mortas e milhões de sírios precisaram se deslocar durante o conflito.