Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Shinzo Abe nasceu em uma família de primeiros-ministros japoneses

    Abe morreu nesta sexta-feira (8), aos 67 anos, após ser baleado em Nara

    Shinzo Abe visita o túmulo do pai, o ex-ministro das Relações Exteriores Shintaro Abe, em Nagato
    Shinzo Abe visita o túmulo do pai, o ex-ministro das Relações Exteriores Shintaro Abe, em Nagato Foto: Kyodo News Stills/Getty Imag

    Da CNN

    O ex-primeiro-ministro japonês Shinzo Abe nasceu em 21 de setembro de 1954, em Tóquio, em uma família política proeminente. Tanto seu avô quanto seu tio-avô serviram como primeiro-ministro, e seu pai foi ex-secretário-geral do Partido Liberal Democrático (LDP), de direita.

    Abe morreu nesta sexta-feira (8), aos 67 anos, após ser baleado em Nara.

    Ele estudou política na Universidade Seiki de Tóquio e na Universidade do Sul da Califórnia, mas inicialmente entrou para os negócios, assumindo um cargo na Kobe Steel em 1979. Três anos depois, tornou-se assistente do ministro de Relações Exteriores.

    Abe foi eleito pela primeira vez para a Câmara dos Representantes do Japão em 1993, aos 38 anos. Ele ocupou vários cargos no gabinete ao longo dos anos 2000 e, em 2003, tornou-se secretário-geral do LDP. Quatro anos depois, ele foi nomeado presidente do partido e tornou-se primeiro-ministro do Japão.

    Seu primeiro mandato foi marcado por controvérsias e piora da saúde, e ele deixou o cargo de líder do partido e primeiro-ministro em 2007. O fim do primeiro mandato de Abe abriu uma porta giratória na qual cinco homens diferentes ocuparam o cargo de primeiro-ministro em cinco anos até sua reeleição em 2012. Ele renunciou em 2020 alegando problemas de saúde.

    Reportagem de Jessie Yeung, Rhea Mogul, Helen Regan, Rob Picheta, Amy Woodyatt, Ed Upright e Aditi Sangal, da CNN.

    Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

    versão original