Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    #CNNPop

    Serial killer que inspirou criação de Hannibal Lecter vive em cela subterrânea de vidro

    Homem quebrou o recorde de dias em confinamento solitário e deve morrer no local

    Natália Barãocolaboração para a CNN , São Paulo

    Tabloides britânicos noticiaram nesta terça-feira (25) que o serial killer Robert Maudsley, considerado o mais perigoso da Inglaterra, deverá continuar preso até o fim de sua vida numa espécie de “gaiola” subterrânea localizada na Wakefield Prison.

    Segundo o “WalesOnline”, a cela foi construída especificamente para Maudsley, que dos 70 anos que está preso, está há 44 anos no cubículo que é formado por paredes feitas de vidro à prova de balas.

    No espaço de 20 metros quadrados, uma porta de aço leva a uma pequena abertura, onde os guardas deixam comida e água para o assassino, que fica no espaço mais ao fundo e usa uma laje de concreto como cama.

    Sem permissão para se comunicar com nenhum guarda ou outros presos, Robert Maudsley passa 23 horas por dia trancado na cela, segundo o site, tendo uma hora para se exercitar no quintal enquanto é escoltado por policiais do presídio.

    Nascido em Toxteth, Liverpool, Maudsley viveu num orfanato até os 8 anos de idade, quando foi resgatado por seus pais adotivos e viveu um período conturbado junto a seus outros 11 irmãos, sendo mentalmente agredido e espancado regularmente até ser resgatado pelo serviço social.

    No final dos anos 60, mudou-se para Londres e começou a fazer programa como forma de sustentar o vício em drogas, que era tido como um escapismo para seus problemas emocionais. Com notáveis indícios de depressão, Robert foi forçado a procurar ajuda psiquiátrica após algumas tentativas de suicídio.

    Mas foi aos 21 anos que Robert Maudsley cometeu seu primeiro assassinato. Em meio à vida de programas, o criminoso foi contratado certa vez, em 1974, por John Farrell, um pedófilo e molestador de crianças, considerado orgulhoso de seus atos, segundo Maudsley. Um dia, após Farrell mostrar fotos que colecionava de crianças, Robert teve um acesso de raiva e estrangulou John, matando-o com um garrote em seguida, segundo reportagem do “The Guardian”.

    O criminoso entregou-se à polícia diante das acusações de homicídio culposo, sendo apelidado de “Blue” pelos policiais devido ao alto teor de violência do assassinato e da cor azulada do rosto de Farrell, como explica o “WalesOnline”.

    Após alegar a necessidade de cuidados psiquiátricos, foi mandado para o Hospital Broadmoor, apesar das recomendações de que nunca fosse solto da prisão. Em três anos fez uma nova vítima ao unir-se a outro paciente do hospital psiquiátrico, David Cheeseman, para assassinar David Francis, condenado por pedofilia. Antes de matá-lo, o serial killer e seu comparsa trancaram-se numa cela com a vítima, torturando-o por 9 horas.

    Quando a cela foi aberta pelos guardas, o crânio de David Francis foi encontrado aberto, com o cérebro sem alguns pedaços perfurados por uma colher. Em meio às suposições de que o assassino teria comido parte do órgão, Robert Maudsley serviu de inspiração para o personagem Hannibal Lecter, da franquia com o personagem que começou com “O Silêncio dos Inocentes”.

    Em 1978, foi transferido para a Wakefield Prison, onde no mesmo ano fez mais duas vítimas, como detalha o “The Guardian”: a primeira foi também agressor sexual Salney Darwood, que foi estrangulado e esfaqueado após um convite de Maudsley para conhecer sua cela, e teve o corpo escondido debaixo da cama do criminoso.

    A segunda vítima foi Bill Roberts, morto na mesma noite de Darwood, sendo encurralado e esfaqueado por Maudsley também por uma colher após bater o crânio da vítima contra a parede. Sem qualquer sinal de arrependimento, o assassino colocou a arma do crime no escritório de um policial, e acrescentando que dois presos deixariam de responder à chamada naquela noite.

    Depois do assassinato de Roberts, Maudsley foi condenado à prisão perpétua e confinamento solitário, com pedidos de alguns presos para que fosse retirado da Wakefield Prision. Desde então, o serial killer passou os dias trancafiado em sua gaiola de vidro subterrânea, batendo o recorde de 16.500 dias na solitária, de acordo com o site.

    Tópicos