Senado dos Estados Unidos aprova por unanimidade código de vestimenta formal
Medida foi aprovada após trajes casuais do senador democrata John Fetterman se tornar questão discutida no Capitólio


O Senado dos Estados Unidos aprovou, por unanimidade, uma resolução formalizando roupa social como o código de vestimenta adequado para ser usado no plenário do Congresso.
A medida aconteceu depois que o líder da maioria no Senado, Chuck Schumer, parou de fiscalizar as regras acordadas tacitamente, e a vestimenta casual do senador democrata John Fetterman se tornou uma questão discutida no Capitólio.
O projeto bipartidário do senador democrata Joe Manchin, da Virgínia Ocidental, e do senador republicano de Utah, Mitt Romney, exige que os parlamentares cumpram um código de vestimenta oficial – e não um acordo tácito, sem nada por escrito – quando estiverem no plenário do Senado.
A regra inclui terno, gravata e calças para homens.
“Embora nunca tenhamos tido um código de vestimenta oficial, os acontecimentos da semana passada fizeram com que todos sentíssemos que formalizar um código é o caminho certo a seguir”, disse Schumer.
“Agradeço profundamente o senador Fetterman por trabalhar comigo para chegar a um acordo que todos consideremos aceitável e, claro, aprecio a liderança do senador Manchin e do senador Romney nesta questão”.
Antes da medida ser aprovada, Fetterman disse a Manu Raju da CNN que usaria trajes formais ao presidir o plenário do Senado.
Após a votação, o escritório de Fetterman divulgou um breve comunicado que incluía uma fotografia viral do ator Kevin James.