Julgamento de impeachment de Trump entra na fase final de argumentação
Trata-se do quinto dia do julgamento
No quinto dia de julgamento do ex-presidente americano Donald Trump, houve uma reviravolta. A princípio, o Senado americano havia concordado em permitir moções para ouvir testemunhas. Porém, ficou decidido que apenas uma declaração do deputado republicano Jaime Herrera Beutler seria registrado nos autos do processo.
Por volta das 15h, no horário de Brasília, começaram os argumentos finais.
Em seguida, o senador Mike Lee, um republicano de Utah, entregou registros telefônicos para registro. A CNN relatou que o ex-presidente Trump ligou pela primeira vez para o telefone celular pessoal de Lee pouco depois das 14h (horário local) em 6 de janeiro.
Naquela época, os senadores tinham sido evacuados do plenário do Senado e estavam em uma sala de espera temporária, quando uma multidão pró-Trump começou a invadir o Capitólio.
Lee pegou o telefone e Trump se identificou, e ficou claro que ele estava procurando pelo senador Tommy Tuberville, um republicano do Alabama, e tinha recebido o número errado. Lee, mantendo o presidente na espera, foi procurar seu colega e entregou a Tuberville seu telefone, dizendo que o presidente estava na linha e tentava falar com ele.
Tuberville falou com Trump por menos de 10 minutos, com o presidente tentando convencê-lo a fazer objeções adicionais à votação do Colégio Eleitoral em um esforço inútil para bloquear a certificação do Congresso da vitória do então presidente eleito Joe Biden, de acordo com uma fonte familiarizada com a chamada. A ligação foi interrompida porque os senadores tiveram que sair do local e ir para um abrigo seguro.
Leia abaixo a declaração de Beutler que foi incluída nos autos:
“Em minha declaração de 12 de janeiro em
apoio ao artigo de impeachment, mencionei uma conversa que o líder da minoria da Câmara, Kevin McCarthy, me contou que ele teve com o presidente Trump enquanto o ataque de 6 de janeiro estava em andamento. Aqui estão os detalhes:
Quando McCarthy finalmente conversou com o presidente em 6 de janeiro e pediu-lhe que cancelasse o tumulto de forma pública e enérgica, o presidente inicialmente repetiu a falsidade de que foi a antifa que havia invadido o
Capitólio. McCarthy refutou isso e disse ao presidente que se tratava de apoiadores de Trump. Foi quando, de acordo com McCarthy, o presidente disse: ‘Bem, Kevin, acho que essas pessoas estão mais chateadas com a eleição do que você’.
Desde que anunciei publicamente minha decisão de votar pelo impeachment, compartilhei esses detalhes em inúmeras conversas com constituintes e colegas, e várias vezes por meio da mídia e outros fóruns públicos.
Eu disse isso ao Daily News de Longview em 17 de janeiro. Eu compartilhei com os membros do conselho executivo republicano do condado local, bem como outros constituintes que me pedem para explicar meu voto. Eu o compartilhei com milhares de residentes na minha prefeitura por telefone em 8 de fevereiro.
Aos patriotas que estavam ao lado do ex-presidente enquanto essas conversas aconteciam, ou mesmo ao ex-vice-presidente: se você tem algo a acrescentar aqui, agora seria a hora.”