Seis pessoas morrem em evento de campanha no México
Área de Chiapas vive conflito por território entre cartéis
Seis pessoas morreram e duas ficaram feridas após um tiroteio em um evento de campanha em Chiapas, México, nessa quinta-feira (16), de acordo com um comunicado da Procuradoria-Geral do estado.
Uma investigação preliminar concluiu que as mortes ocorreram após um confronto entre civis armados durante um evento de campanha eleitoral que contou com a presença do candidato à presidência municipal de La Concordia pelo Partido Popular de Chiapas, Lucero López Maza.
O comunicado não especificou se López Maza estava entre as vítimas. No entanto, a violência política aumentou em todo o país, à medida que o México se aproxima das eleições, no dia 2 de junho.
A Procuradoria-Geral da República disse que três das vítimas, uma das quais era menor de idade, eram mulheres e outras três, homens.
A investigação continua enquanto a polícia procura a identidade e o paradeiro dos atiradores.
A violência tem aumentado no estado do sul, que faz fronteira com a Guatemala, à medida que os cartéis lutam pelo controle de rotas lucrativas para migrantes e de rotas de tráfico de drogas. No início desta semana, 11 pessoas foram mortas numa chacina no município vizinho de Chicomuselo, disse o procurador do estado.
O Cartel de Sinaloa e o Cartel da Nova Geração de Jalisco estão envolvidos numa guerra territorial na área, com centenas de pessoas forçadas a fugir das suas casas desde janeiro.