Secretário-geral da ONU promete apoio à desnuclearização da Coreia do Norte
Pyongyang também diz estar aberta à diplomacia, mas acusa os EUA e a Coreia do Sul de manterem políticas hostis, como sanções e exercícios militares
Em Seul para reuniões com líderes sul-coreanos, o Secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, disse nesta sexta-feira (12) que apoia totalmente os esforços para desnuclearizar completamente a Coreia do Norte.
“Gostaria de aproveitar esta oportunidade para expressar nosso total apoio à desnuclearização completa, verificável e irreversível da Península Coreana, especialmente da Coreia do Norte, e dizer que esse objetivo é de fundamental importância para alcançarmos a segurança, a paz e a estabilidade regionais”, disse ele ao se encontrar com o presidente da Coreia do Sul, Yoon Suk-yeol.
Yoon, um conservador que assumiu o cargo em maio, disse estar aberto à diplomacia, mas também prometeu fortes medidas militares para impedir que Pyongyang use suas armas.
A Coreia do Norte testou um número recorde de mísseis este ano, e autoridades em Seul e Washington dizem que o país parece estar se preparando para testar uma arma nuclear pela primeira vez desde 2017, em meio a negociações paralisadas de desnuclearização.
Pyongyang também diz estar aberta à diplomacia, mas acusa os Estados Unidos e a Coreia do Sul de manterem políticas hostis, como sanções e exercícios militares.
Em reunião com o ministro das Relações Exteriores da Coreia do Sul, Park Jin, Guterres prometeu apoio aos esforços diplomáticos para persuadir a Coreia do Norte a entregar suas armas nucleares.
“Tudo o que puder ser feito para lançar um processo de diálogo, visando a desnuclearização, será muito bem-vindo e terá total apoio das Nações Unidas”, disse.