Secretário de Transportes dos EUA promete mudanças após acidente aéreo
Sean Duffy ressaltou que departamentos assumirão responsabilidade e que Donald Trump ditará reformas
- 1 de 13
Avião colidiu com helicóptero em Washington na quarta-feira (29) • Reuters
- 2 de 13
Avião colidiu com helicóptero em Washington na quarta-feira (29) • Andrew Harnik/Getty Images
- 3 de 13
Avião caído no rio após colisão com helicóptero. • Andrew Harnik/Getty Images
-
- 4 de 13
Mapa mostra rota do avião da American Airlines e do helicóptero Black Hawk do Exército dos EUA • Murillo Ferrari
- 5 de 13
Buscas após acidente aéreo em Washington • 30/1/2025 Divulgação via REUTERS
- 6 de 13
Equipes de busca trabalham após colisão do voo 5342 da American Eagle e um helicóptero Black Hawk que caíram no Rio Potomac • 30/1/2025 REUTERS/Carlos Barria
-
- 7 de 13
Equipes fazem buscas em destroços de avião e helicóptero após colisão nos Estados Unidos • Reuters
- 8 de 13
Barco de equipes de resgate próximo a destroços de helicóptero militar após colisão com avião de passageiros nos Estados Unidos • Reuters
- 9 de 13
Esquipes de resgate atuam após colisão entre avião e helicóptero nos Estados Unidos • Reuters
-
- 10 de 13
Imagens aéreas da Maxar mostram destroços de aeronaves após colisão entre helicóptero e avião nos Estados Unidos • Maxar
- 11 de 13
Imagens aéreas da Maxar mostram destroços de aeronaves após colisão entre helicóptero e avião nos Estados Unidos • Maxar
- 12 de 13
Modelo do Helicóptero H-60M Black Hawk que colidiu com avião na noite de quarta-feira (29) nos EUA. • Reproudução
-
- 13 de 13
Modelo da aeronave Canadair Regional Jet 700 que colidiu com helicóptero nos EUA. • Reprodução
O Secretário de Transportes dos Estados Unidos, Sean Duffy, disse nesta quinta-feira (30) que a colisão entre um avião de passageiros e um helicóptero do Exército “não deveria ter acontecido” e que mudanças serão feitas para garantir que isso não aconteça novamente.
“Não deveria ter acontecido. Quando os americanos decolam em aviões, eles devem esperar pousar em seu destino — isso não aconteceu ontem. Isso não é aceitável e, portanto, não aceitaremos desculpas”, pontuou.
“Não aceitaremos passar a bola. Assumiremos a responsabilidade no Departamento de Transportes e na Administração Federal de Aviação para garantir que tenhamos as reformas que foram ditadas pelo presidente Trump em vigor para garantir que esses erros não aconteçam novamente”, adicionou.
Duffy fez comentários semelhantes aos de Trump, destacando “só podemos aceitar os melhores e os mais brilhantes em posições de segurança que impactam as vidas de nossos entes queridos, nossos familiares”.
O vice-presidente JD Vance também sugeriu, sem mostrar evidências, que os padrões de contratação foram deteriorados para o controle de tráfego aéreo, o que seria alterado pelo governo Trump.
“Quando você não tem os melhores padrões sobre quem está contratando, significa, por um lado, que você não está recebendo as melhores pessoas no governo, mas, por outro lado, isso coloca estresse nas pessoas que já estão lá”, afirmou.
“E eu acho que essa é uma parte essencial do que o presidente Trump vai trazer, e já trouxe para Washington, D.C., é que queremos contratar as melhores pessoas, porque queremos as melhores pessoas no controle de tráfego aéreo, e queremos ter certeza de que temos pessoas suficientes no controle de tráfego aéreo que sejam realmente competentes para fazer o trabalho”, ressaltou Vance.
Vance disse ainda que centenas de pessoas processaram o governo porque “gostavam de ser controladores de tráfego aéreo, mas foram rejeitadas por causa da cor de sua pele”.