“Se vai sair, saia agora”, diz governador da Flórida sobre chegada do furacão Milton
Ron DeSantis alerta que o "tempo vai acabar muito em breve" para os americanos deixarem a região
O governador da Flórida, Ron DeSantis, disse que os moradores têm uma janela curta para executar seus planos de retirada antes da chegada do furacão Milton, prevista para esta quarta-feira (9) à noite, no horário local.
“Vocês devem executar seu plano agora. Se vocês vão sair, saiam agora”, disse DeSantis em uma entrevista coletiva na tarde desta terça-feira (9).
“Vocês têm tempo hoje. O tempo vai acabar muito em breve, se vocês esperarem mais”, ele acrescentou.
DeSantis observou que os acostamentos das principais rodovias usadas para retiradas foram abertos e os pedágios também foram dispensados.
O governador da Flórida pediu que todos no estado da Flórida prestassem atenção aos avisos das autoridades e permanecessem vigilantes enquanto o furacão Milton se aproxima.
“Esta tempestade vai atravessar a península da Flórida”, disse DeSantis durante a coletiva de imprensa.
Ele disse aos cidadãos do estado para se prepararem para “impactos significativos“, pois o caminho da tempestade provavelmente afetará toda a região.
“Este não é apenas um evento sobre a Costa Oeste da Flórida”, acrescentou.
Intensificação rápida quase sem precedentes
O furacão Milton se intensificou rapidamente em um nível quase sem precedentes, chegando à categoria 5 devido ao recorde de calor nas águas do Golfo do México. Atualmente, está na categoria 4.
Ele deve crescer em tamanho, o que significa que, embora possa diminuir de categoria, seus impactos perigosos serão espalhados por uma área muito maior. A previsão é que a tormenta chegue à costa do Golfo da Flórida nesta quarta-feira (9), quando deve estar na categoria 3.
O furacão Milton chegou a ser considerada a tempestade mais forte do planeta em 2024, com ventos sustentados de 281 km/h.
Recentemente, o furacão Helene atingiu a costa do Golfo da Flórida como uma tempestade e chegou à região de pântanos como furacão de categoria 4. As autoridades estão pedindo aos moradores — ainda em recuperação pelos danos do Helene — que se retirem ou se preparem para outra tempestade com risco de morte.