Saiba quem é Anne, princesa que se curvou na despedida de Elizabeth II
Unica filha da rainha, ela curvou-se quando o caixão com o corpo de sua mãe passou pelo portão do Palácio de Holyroodhouse, em Edimburgo
A princesa Anne, dona de uma carreira sem grande alarde, tornou-se uma protagonista inesperada na despedida de sua mãe, a rainha Elizabeth II, depois de ter acompanhado incansavelmente o caixão por horas de procissão e por um gesto que emocionou quem seguiu o evento com atenção.
A princesa real — a única filha da rainha Elizabeth II e irmã do rei Charles III e dos príncipes Andrew e Edward — curvou-se quando o caixão com o corpo de sua mãe passou por ela no portão do Palácio de Holyroodhouse em Edimburgo. O gesto de Anne, visivelmente emocionada, colocou-a no centro das atenções.
Uma princesa ocupada
A princesa Anne, de 72 anos, é considerada uma das realezas mais trabalhadoras.
De acordo com uma revisão do Palácio de Buckingham, Anne tem “uma das agendas de trabalho mais ocupadas de qualquer membro da família real“. A princesa contribui para mais de 300 instituições de caridade e regimentos militares e passa grande parte de seu tempo em compromissos e visitas oficiais, tanto em casa quanto no exterior. Desde 1970, ela atua como diretora da Save The Children na Grã-Bretanha.
Ela é uma grande fã de equitação, e até competiu nas Olimpíadas de Montreal em 1976 na equipe britânica de hipismo.
Anos depois, participou da candidatura de Londres para sediar os Jogos Olímpicos de 2012 e foi membro de seu comitê organizador.
O interesse de Anne pela cavalgada a aproximou do primeiro marido, o capitão Mark Phillips, que havia sido companheiro de equipe em competições na Europa e nas Olimpíadas de 1972 em que a princesa real participou, segundo a resenha da Enciclopédia Britânica.
Phillips, um oficial do Exército, nunca adotou um título nobre. Com ele a princesa teve dois filhos, Peter e Zara, antes de se divorciar em abril de 1992. Nesse mesmo ano, em dezembro, ela se casou com Timothy Laurence, oficial da Marinha e ex-assessor da rainha.
Um dos eventos regularmente mencionados na vida de Anne foi uma tentativa de sequestro em 1974, à qual ela sobreviveu depois de aparentemente dizer ao agressor que seu plano “não tinha chance de funcionar”.
Princesa Anne, Trump e um vídeo viral de 2019
Em comparação com alguns de seus irmãos, Anne conseguiu manter um perfil relativamente baixo (para uma realeza) ao longo de sua vida. Mas nos últimos anos sua popularidade aumentou.
Em 2019, a princesa se tornou uma tendência nas mídias sociais depois que um vídeo se tornou viral, mostrando-a dando de ombros para a mãe em uma recepção da Otan no Palácio de Buckingham. Muitas pessoas sugeriram que a rainha estava “repreendendo” Anne por não cumprimentar o então presidente Donald Trump, embora a PA Media tenha dito que isso foi uma má interpretação.
Ele também apareceu em um vídeo que parecia mostrar vários líderes mundiais brincando sobre o comportamento de Trump durante a cúpula da Otan.
Sua crescente popularidade também pode se dever em parte ao sucesso de “The Crown”, da Netflix. Na terceira temporada, o retrato de Erin Doherty da jovem princesa parece ter tocado o público ao trazer seu personagem mal-humorado e vida romântica para a telinha.
As palavras de Anne sobre a rainha Elizabeth II
Em uma entrevista de 2017 com a ITV que agora foi transmitida pela primeira vez, a princesa Anne disse que sua mãe “seguiu a conversa” e tinha uma visão clara de como a sociedade funcionava.
“Acho que é uma habilidade extraordinária saber quais são os verdadeiros valores e mantê-los, não se preocupar muito com coisas, modismos, coisas que vêm e vão, e entender qual é a base da sociedade e o que a faz funcionar, além de os relacionamentos das pessoas, que são fundamentalmente importantes”, disse ele sobre sua mãe nessa entrevista.
A princesa Anne ocupa a 16ª posição na linha de sucessão ao trono, atrás dos filhos do príncipe Andrew, ou seja, seus sobrinhos.
https://twitter.com/RoyalFamily/status/1569747977572343809?s=20&t=DYf6OAT4GnzoXbHPhNm1Eg