Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Saiba qual foi a última publicação de Alexei Navalny antes de morrer

    Serviço penitenciário russo alega que opositor de Putin teve morte súbita após caminhada

    Sergey Gudkovda CNN

    A última publicação nas redes sociais do líder da oposição russa Alexei Navalny no Telegram foi na quarta-feira (14), quando ele prestou homenagem à esposa no Dia dos Namorados.

    A postagem foi feita dois dias antes de sua morte ser anunciada pelo serviço penitenciário russo, nesta sexta-feira (16). Autoridades da Rússia dizem que ele teve um mal súbito após uma caminhada.

    “Baby, tudo é como uma música com você”, diz o post.

    “Há cidades entre nós, a luz de decolagem dos aeródromos, tempestades de neve azuis e milhares de quilômetros. Mas sinto que você está perto a cada segundo e te amo cada vez mais”, afirmou Navalny.

    Esposa diz que Putin será levado à Justiça

    A esposa de Alexei Navalny, Yulia Navalnaya, disse que o presidente russo, Vladimir Putin, e seu governo serão “levados à Justiça” pela morte de seu marido.

    “Quero que saibam que serão punidos pelo que fizeram ao nosso país, à minha família e ao meu marido”, alertou Navalnaya na Conferência de Segurança de Munique, nesta sexta-feira (16), acrescentando que não tem confirmação da morte do marido.

    “Eles serão levados à Justiça e este dia chegará em breve”, destacou.

    Navalny teve mal súbito, diz serviço penitenciário

    O serviço penitenciário da Rússia anunciou a morte de Alexei Navalny nesta sexta-feira (16), alegando que ele teve um mal súbito após uma caminhada.

    Também ressaltaram que médicos tentaram reanimá-lo por cerca de meia hora, mas sem sucesso, e que estão investigando o caso.

    A mãe de Navalny afirmou que viu o filho pela última vez na prisão na segunda-feira (12) e ele estava “saudável e alegre”, segundo comentou ao canal de notícias independente russo Novaya Gazeta.

    Quem é Alexei Navalny

    Alexei Navalny tinha 47 anos e era conhecido como o principal opositor ao regime de Vladimir Putin, tendo organizado protestos de rua expondo acusações de corrupção no Kremlin e na economia russa.

    Manchetes do mundo inteiro noticiaram o envenenamento de Navalny, em 2020, que o deixou em estado grave. O governo alemão disse que ele foi envenenado com um agente químico nervoso chamado Novichok, conclusão que foi posteriormente apoiada por outros dois laboratórios na França e na Suécia.

    O opositor retornou à Rússia em 2021 e foi rapidamente preso por acusações que negou, dizendo que possuem motivação política, ficando detido desde então.

    As preocupações com o bem-estar do opositor de Putin ficaram mais intensas depois que ele foi transferido para uma colônia penal ao norte do Círculo Polar Ártico.

    Saiba mais sobre a vida de Navalny, seu envenenamento e as condições que enfrentava na prisão nesta matéria.