Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Saiba quais países ainda têm monarquias em vigor

    Há monarcas que são governantes de fato, enquanto outros são figuras de natureza puramente simbólica

    Coroa de ouro na ponte Skeppsholm, Estocolmo, Suécia
    Coroa de ouro na ponte Skeppsholm, Estocolmo, Suécia Getty Images

    Richard Allen Greeneda CNN

    Após a morte de Elizabeth II, aos 96 anos, Charles III é o novo rei do Reino Unido. A monarquia britânica é uma das mais conhecidas do mundo, mas está longe de ser a única: 42 países ainda têm monarcas como chefe de Estado.

    No entanto, nem todos eles têm o mesmo poder, pois alguns são governantes de fato, enquanto outros são figuras de natureza puramente simbólica.

    Dez países têm um monarca governante, a maioria deles no Oriente Médio. A família real da Arábia Saudita, por exemplo, detém o poder desde que o reino foi fundado, em 1935. O filho do primeiro rei ainda está no trono.

    Marrocos, Jordânia, Omã, Kuwait, Catar, Emirados Árabes Unidos e Bahrein também têm monarcas governantes. Mais longe, a pequena nação asiática de Brunei tem um sultão, enquanto o rei Mswati III governa a Suazilândia, na África.

    E há também um monarca que pode não vir à mente imediatamente: o Papa Francisco.

    Soberanos com algum poder

    Por outro lado, vários países têm monarcas com algum poder, mas que não governam sozinhos. O rei Maha Vajiralongkorn, da Tailândia, se enquadra nessa categoria.

    Também o rei Jigme Khesar Namgyel Wangchuck do Butão, um pequeno país no Himalaia, está no trono há mais de 20 anos. Ele e sua esposa, a rainha, Jetsun Pema, foram manchete em 2016, quando o príncipe William e sua esposa Catherine os visitaram durante ida à Ásia.

    Os principados europeus de Mônaco e Liechtenstein, e a nação do Pacífico de Tonga, também têm monarcas com alguma autoridade executiva.

    Soberanos sem poder real

    A maioria dos monarcas na Europa e o Imperador do Japão são essencialmente chefes de Estado apenas no nome, aparecendo em ocasiões cerimoniais, mas sem nenhum poder real.

    Os reinos da Bélgica, Espanha, Suécia, Noruega, Holanda, a rainha da Dinamarca e o Grão-Duque de Luxemburgo são todos títulos. Há também os co-príncipes de Andorra.

    O rei Letsie III do Lesoto, uma pequena nação situada na África do Sul, também é uma figura simbólica, assim como o rei Norodom Sihamoni, do Camboja, e o sultão Abdullah de Pahang, da Malásia.

    E o caso da Grã-Bretanha

    Charles III é agora chefe de Estado não apenas do Reino Unido, mas de 14 outros reinos da Commonwealth, incluindo Austrália e Canadá. Ele também se tornará o chefe do bloco de 56 nações, mas este não é um papel hereditário: os líderes dos países concordaram, em 2018, que ele seria o sucessor quando Elizabeth II morresse.

    Este conteúdo foi criado originalmente em espanhol.

    versão original