Saiba como deve ser a saída dos brasileiros da Faixa de Gaza e o retorno ao país
Operação vem sendo preparada há mais de um mês e envolve, entre outras coisas, a checagem e rechecagem dos documentos de todos
Os brasileiros e palestinos que estão na Faixa de Gaza desde o início da guerra entre Hamas e Israel devem deixar a região e chegar ao Brasil neste fim de semana.
A CNN conversou com pessoas diretamente envolvidas na repatriação do grupo e explica como deve ser a operação de retirada deles da zona de guerra.
A operação vem sendo preparada há mais de um mês e envolve, entre outras coisas, a checagem e rechecagem dos documentos de todos os integrantes do grupo, a contratação de transporte terrestre e uma autorização para que a aeronave da Presidência pouse em um aeroporto egípcio destinado a envio de ajuda humanitária.
Confira o passo a passo da saída dos brasileiros da Faixa de Gaza:
Quando haverá a confirmação?
Os nomes dos 34 brasileiros e palestinos devem ser confirmados nesta sexta-feira (10) na lista de estrangeiros autorizados a deixar a Faixa de Gaza, como antecipou a CNN. A informação foi confirmada horas depois pelo Itamaraty.
Onde estão os brasileiros?
O grupo está dividido em duas cidades palestinas: 18 estão na cidade fronteiriça de Rafah, que liga a Faixa de Gaza ao Egito; e 16 em Khan Yunis. Estes viajarão em um ônibus fretado pelo governo brasileiro até Rafah. De lá, os 34 seguirão juntos até Al-Arish.
Como eles serão transportados?
A aeronave da Presidência da República designada para resgatar os brasileiros está no Cairo. O avião foi autorizado pelo governo egípcio a pousar no aeroporto de Al-Arish, que vem sendo utilizado quase que exclusivamente como reduto de ajuda humanitária internacional. Lá, a aeronave – com médico, enfermeiro e psicólogo da FAB – aguardará o grupo.
Quando acontecerá a saída?
O horário da travessia da passagem de Rafah para a cidade de Al-Arish ainda não foi confirmado. A expectativa é a de que ocorra ainda na manhã desta sexta-feira (10), segundo autoridades brasileiras envolvidas na negociação.
Onde eles ficarão após a saída?
A previsão é a de que os brasileiros passem uma noite em Al-Arish, a cerca de 50 quilômetros de Gaza, antes de embarcar, no sábado (11), para o Brasil. Será a primeira vez em semanas que o grupo dormirá em segurança.
Como será a rota?
A rota de volta ainda está sendo definida. Uma opção é deixar Al-Arish, fazer uma parada técnica em Roma, na Itália, outra em Las Palmas, na Espanha, e uma terceira em Recife, já no Brasil, antes de chegar a Brasília. Outra opção avaliada é sair de Al-Arish, realizar uma parada técnica em Roma, outra em Cabo Verde e pousar em Brasília.
Quando eles chegam ao Brasil?
A previsão é a de que os brasileiros e os palestinos que os acompanham cheguem no domingo (12) pela manhã na Base Aérea de Brasília, onde devem ser recebidos pelo presidente Lula.