Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Russos atingem a infraestrutura civil “de propósito”, diz funcionário da Defesa dos EUA

    "Os bombardeios aumentaram”, disse o funcionário americano; aliados avaliam enfraquecimento das estruturas governamentais nos centros populacionais

    Ellie Kaufmanda CNN , Atlanta

    As forças russas mostraram uma “disposição para atingir a infraestrutura civil de propósito”, disse um alto funcionário da Defesa dos Estados Unidos a repórteres nesta quinta-feira (3). Anteriormente, a autoridade disse que os EUA estavam vendo russos atingirem a infraestrutura civil na Ucrânia, mas não estava claro se foi proposital ou não.

    A fonte afirmou que os americanos podem ver os russos atingindo a infraestrutura civil de propósito ao atacar estruturas como “torres e instalações de mídia”. Eles também estão “atingindo áreas residenciais” e, em lugares como Kiev e Kharkiv, “atingindo a infraestrutura do governo”.

    “Uma das coisas que certamente os vimos fazer em lugares como Kiev e Kharkiv é atingir a infraestrutura do governo com bombardeios crescentes, como vimos nos últimos dias, quando eles se aproximaram geograficamente de alguns desses centros populacionais, os bombardeios aumentaram”, disse o funcionário.

    “Está claro que eles estão tentando enfraquecer as estruturas governamentais que residem nesses centros populacionais”, acrescentou o funcionário.

    Autoridades dos EUA e outras autoridades ocidentais disseram à CNN que a estratégia da Rússia em sua guerra contra a Ucrânia está mudando para uma “aniquilação lenta” dos militares ucranianos, alertando que a Rússia pode se concentrar em um bombardeio sangrento e mortal de cidades e alvos civis.

    O presidente russo, Vladimir Putin, afirmou nesta quinta que “todos os alvos que estabelecemos [na Ucrânia] estão sendo atingidos”. Ele anunciou ainda uma compensação em rublos a famílias de soldados mortos na guerra na Ucrânia. Hoje uma nova rodada de negociações entre Rússia e Ucrânia acontece em Belarus.

    “A operação militar especial está saindo estritamente de acordo com o planejado, exatamente de acordo com o cronograma. Todos os alvos que estabelecemos estão sendo atingidos. E um relatório detalhado será enviado”, disse Putin.

    Entenda o conflito

    Após meses de escalada militar e intemperança na fronteira com a Ucrânia, a Rússia atacou o país do Leste Europeu. No amanhecer desta quinta-feira (24), as forças russas começaram a bombardear diversas regiões do país – acompanhe a repercussão ao vivo na CNN.

    Horas mais cedo, o presidente russo, Vladimir Putin, autorizou uma “operação militar especial” na região de Donbas (ao Leste da Ucrânia, onde estão as regiões separatistas de Luhansk e Donetsk, as quais ele reconheceu independência).

    O que se viu nas horas a seguir, porém, foi um ataque a quase todo o território ucraniano, com explosões em várias cidades, incluindo a capital Kiev.De acordo com autoridades ucranianas, dezenas de mortes foram confirmadas nos exércitos dos dois países.

    Tópicos