Rússia usa equipamentos de Belarus para suporte no leste ucraniano, diz Reino Unido
"Embora o foco operacional russo tenha mudado, seu objetivo final permanece o mesmo", avalia a inteligência britânica


Em sua última atualização de inteligência divulgada neste domingo (17), o Ministério da Defesa do Reino Unido disse que as forças russas na Ucrânia estavam direcionando suprimentos fornecidos por sua aliada Belarus para a região leste do país, onde os ataques estão se intensificando.
“As forças russas continuam a redistribuir equipamentos de combate e apoio de Belarus para o leste da Ucrânia. Isso inclui locais próximos a Kharkiv e Severdonetsk”, disse o relatório de inteligência. “A artilharia russa continua a atacar posições ucranianas em todo o leste do país, onde a Rússia planeja renovar sua ofensiva”.
“Embora o foco operacional da Rússia tenha mudado para o leste da Ucrânia, o objetivo final permanece o mesmo”, acrescentou. “Afirmar seu domínio na região, comprometido em obrigar a Ucrânia a abandonar sua orientação euro-atlântica”.
Belarus tem sido usada como trampolim para muitas das operações aéreas da Rússia na Ucrânia, de acordo com informações coletadas por aviões de vigilância da Otan.