Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Rússia tomou cidade nos arredores de Severodonetsk, dizem autoridades ucranianas

    De acordo com chefe militar regional, a Rússia intensificou o uso de artilharia e ataques aéreos na região

    Denis Lapinda CNN

    As forças russas conseguiram tomar a cidade de Metelkine, a leste da cidade estratégica de Severodonetsk, de acordo com uma autoridade regional nesta segunda-feira (20).

    “Infelizmente, atualmente não controlamos Metelkine perto do centro regional”, disse Serhiy Hayday, chefe da administração militar regional de Luhansk.

    Os russos intensificaram o uso de artilharia e ataques aéreos para atingir posições ucranianas dentro e ao redor de Severodonetsk, enquanto a batalha pela cidade estratégica continua se arrastando, acrescentou Hayday.

    “Eles estão trabalhando duro na zona industrial de Severodonetsk e nos arredores da cidade”, disse Hayday. “O mesmo acontece nos distritos de Toshkivka e Ustynivka.”

    “(Eles) querem fazer um avanço e, para isso, reuniram uma grande quantidade de equipamentos naquela região”, acrescentou. “Os combates estão ocorrendo em muitas aldeias ao redor de Severodonetsk e Lysychansk.”

    Severodonetsk fica no coração de Donbass, uma grande região industrial no leste da Ucrânia que tem sido o local de combates esporádicos desde 2014, quando separatistas apoiados pela Rússia assumiram o controle de dois territórios lá – a autodeclarada República Popular de Donetsk e República Popular de Luhansk.

    Na semana passada, Hayday disse que as forças russas controlam a maior parte de Severodonetsk, acrescentando que a “situação continua difícil”.

    Seus comentários vieram quando o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky disse que a luta pela cidade pode determinar o resultado da guerra no leste do país.
    “Severodonetsk continua sendo o epicentro do confronto em Donbas”, disse Zelensky na época.

    “Esta é uma batalha muito feroz, muito difícil… Provavelmente uma das mais difíceis ao longo desta guerra”, acrescentou. “De muitas maneiras, o destino de nosso Donbas está sendo decidido lá”.

    Tópicos