Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Rússia prepara “surpresas desagradáveis”, diz comandante ucraniano

    Tropas devem atacar cidade de Kharkiv e regiões inesperadas da Ucrânia

    Ataque com mísseis russos a Kiev
    Ataque com mísseis russos a Kiev Reuters

    Yuliia Dysada Reuters

    As tropas russas atacarão em partes inesperadas da frente na Ucrânia e poderão tentar avançar sobre a cidade de Kharkiv, no nordeste do país, disse o comandante da Guarda Nacional da Ucrânia nesta terça-feira (23).

    A segunda maior cidade da Ucrânia foi atacada por mísseis e drones nas últimas semanas, mas as forças de Kiev estarão preparadas para impedir qualquer ataque, disse Oleksandr Pivnenko.

    “Estamos nos preparando. Sim, o inimigo nos dará surpresas desagradáveis. Ele operará em áreas onde não esperamos. Mas não alcançará seu objetivo”, disse ele ao meio de comunicação ucraniano Liga.net.

    A Rússia tem avançado lentamente no leste, mas espera-se que a assistência militar dos Estados Unidos, há muito adiada, seja finalmente aprovada esta semana e chegue à Ucrânia em breve, aliviando a escassez crítica de munições e defesas aéreas.

    Autoridades ucranianas dizem que esperam uma ofensiva russa no final da primavera ou verão do hemisfério norte, e que acreditam que Moscou quer tomar a cidade estrategicamente importante de Chasiv Yar, no leste, até 9 de maio, dia que marca o Dia da Vitória Soviética na Segunda Guerra Mundial.

    Pivnenko disse ver “algumas dificuldades” para as tropas de Kiev, mas que as forças russas não obteriam ganhos decisivos.

    “Talvez eles consigam atingir de 10 a 15% de suas metas. Mas esta não será uma vitória estratégica.”

    Ele espera que as tropas russas continuem a atacar a infraestrutura crítica de Kharkiv, muitas das quais já foram danificadas ou destruídas em ataques russos, mas não que capturem a cidade.