Rússia prepara estado de “guerra total” com aumento de orçamento, diz professor
À CNN Rádio, Vitélio Brustolin repercutiu notícia divulgada pela Inteligência Britânica de que os russos vão gastar um terço do PIB com a guerra na Ucrânia
A Rússia prepara um estado de “guerra total” na Ucrânia, segundo o professor de Relações Internacionais da Universidade Federal Fluminense, Vitélio Brustolin.
Em entrevista à CNN Rádio, isso ocorre quando “um sistema político de um estado e a economia são mobilizados em grau maciço para a guerra.”
A Inteligência Britânica divulgou que a Rússia pretende gastar US$ 143 bilhões em Defesa no ano que vem, o que corresponde a um terço do orçamento total do país.
“O que nós percebemos pelos números é que os russos pretendem retirar dinheiro de outras áreas do país, quase todas, para destinar à guerra, e as pessoas vão passar fome”, disse Brustolin.
O professor afirma que a Rússia vai transformar a guerra em “prioridade nacional.”
“Fábricas de automóveis vão passar a produzir veículos de combate, transformará a indústria nacional em indústria de guerra, claramente Putin quer levar o conflito até as últimas consequências”, completou.
O especialista destaca que o país comandado por Vladimir Putin ataca regiões civis, e já comprometeu 50% da matriz energética ucraniana.
“A ONU estima que haverá 3 milhões de refugiados ucranianos por causa do frio, são crimes de guerra, vai contra as convenções de Haia e Genebra.”
De acordo com Vitélio, no mundo, os gastos militares ultrapassaram a marca de 2 trilhões de dólares pela primeira vez, incluindo de países tidos como neutros, o que denota uma mudança geopolítica importante.
*Com produção de Isabel Campos