Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Rússia pede resposta urgente dos EUA sobre garantias abrangentes de segurança

    País tem gerado tensões com o Ocidente após concentrar soldados perto da fronteira com a Ucrânia

    Rússia voltou a alertar para uma possível reação militar
    Rússia voltou a alertar para uma possível reação militar Anton Vaganov/Reuters

    Tom BalmforthMaria KiselyovaDmitry Antonovda Reuters

    A Rússia disse nesta segunda-feira (20) que precisa de uma resposta urgente dos Estados Unidos a respeito de suas exigências abrangentes de segurança e voltou a alertar para uma possível reação militar a menos que veja uma ação política para apaziguar suas preocupações.

    Moscou, que tensiona o Ocidente com uma concentração de soldados perto da fronteira com a Ucrânia, revelou na semana passada uma lista de propostas de segurança que quer negociar, incluindo uma promessa de que a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) abdicará de qualquer atividade militar na Europa Oriental e na Ucrânia.

    Os Estados Unidos dizem que algumas das propostas russas são obviamente inaceitáveis, mas que responderá em algum momento desta semana com propostas mais concretas sobre o formato de quaisquer conversas.

    Konstantin Gavrilov, um diplomata russo em Viena, disse que as relações entre seu país e a Otan chegaram em um “momento da verdade”.

    “A conversa precisa ser séria e todos na Otan entendem perfeitamente bem, apesar de sua força e seu poder, que uma ação política concreta precisa ser tomada, caso contrário a alternativa é uma reação militar-técnica e militar da Rússia”, disse ele, segundo citação da agência de notícias RIA.

    A reação norte-americana provavelmente moldará o cálculo russo a respeito da Ucrânia, o principal ponto de atrito nas relações entre a Rússia e o Ocidente. Os Estados Unidos e a Ucrânia dizem que a Rússia pode estar preparando uma invasão à ex-república soviética, o que o governo russo nega.