Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Rússia não tem tropas suficientes para avanço “estratégico” em Kharkiv, diz Otan

    Exército de Vladimir Putin fez avanços no nordeste da Ucrânia

    Alex Hardieda CNN

    A Otan, a aliança militar ocidental, acredita que a Rússia não tem tropas suficientes para um avanço “estratégico” na região ucraniana de Kharkiv, disse um alto comandante da organização nesta quinta-feira (16).

    Ainda assim, o militar reconheceu que as forças de Moscou fizeram “avanços locais” no nordeste da Ucrânia.

    Respondendo a uma pergunta sobre o avanço das tropas russas naquela região, o general Christopher Cavoli, Comandante Supremo Aliado na Europa, afirmou em coletiva de imprensa em Bruxelas que “[os russos] não têm a habilidade e a capacidade para o fazer [ataque], para operar na escala necessária para explorar qualquer avanço para obter vantagem estratégica”

    A avaliação da Otan acontece após as forças russas terem lançado um ataque surpresa, em 10 de maio, e assumido o controle de várias aldeias perto da fronteira com a Ucrânia.

    “[Os russos] têm a capacidade de fazer avanços locais, e conseguiram fazer isso em parte. Eles também sofreram algumas perdas locais, por isso estou em contato muito próximo com os nossos colegas ucranianos e estou confiante de que [a Ucrânia] manterá a linha [de defesa]”, pontuou Cavoli, da Otan.

    O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, se reuniu com autoridades militares em Kharkiv nesta quinta. Ele descreveu uma perspectiva “extremamente difícil” para as tropas de Kiev na região, onde estão “fortalecendo as nossas unidades”.

    Nazar Voloshyn, tenente-coronel da Ucrânia, alertou que o combate na direção de Kharkiv “continua complicado e está mudando dinamicamente”.

    Tópicos